Médico faz um alerta às mães: Colocar faixa no cabelo em bebês pode trazer sérios danos à saúde da criança

Usar faixa na cabeça do bebê causa refluxo e insônia

Quando nasce uma menina, a família inteira quer ver lindos laços e faixas na cabeça do bebê. Claro, é a coisa mais fofa do mundo.

Mas, o médico osteopata Dr. José Eduardo, professor do Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual, publicou em sua página no Facebook um alerta importante que, sim, deveria se tornar viral.

Este alerta serve para todas as mães de bebês até 18 meses: usar faixa na cabeça do bebê causa refluxo e insônia

Segundo o médico, colocar faixa na cabeça dos bebês pode afetar seriamente a saúde da criança resultando em refluxo gastroesofágico e insônia crônica.

Ele mesmo revela que já atendeu diversas menininhas com o mesmo sintoma e todas usavam faixas. Ele explica.

A sutura occiptomastoide pode sofrer uma compressão devido ao uso dessa faixa, o nervo vago (que comanda o sistema gastrointestinal) passa próximo deste local mais precisamente forame jugular e pode ter sua função alterada, podendo gerar sintomas, o uso da faixa pode estar correlacionado com os sintomas” explicou o médico em seu post.

Ele ainda completa dizendo que diversos já comprovaram que os ossos do crânio se movimentam e no bebê esse movimento é facilmente percebido, no momento do nascimento todos os ossos do crânio são constituídos por um só tecido, a ossificação não está formada e isso permite uma flexibilidade articular imprescindível para o funcionamento de todo corpo.

Segundo ele, diversos fatores podem alterar o movimento e a flexibilidade do crânio do bebê, um desses, é sem dúvida a faixa que as mães colocam nas meninas.

O que observar no bebê?

A mãe deve estar atenta, pois o comportamento do bebê pode indicar se a faixa está lhe causando desconforto e outros sistemas do corpo:

  • O bebê se movimenta muito para tirar a faixa;
  • O bebê muda o comportamento podendo ficar inquieto ou sonolento;
  • No dia em que usou a faixa dorme mal;
  • No dia que usou a faixa aumenta o refluxo gastroesofágico;
  • Alteração do funcionamento do sistema gastrointestinal.