Mulher

Médico faz um alerta às mães: Colocar faixa no cabelo em bebês pode trazer sérios danos à saúde da criança

Este alerta serve para todas as mães de bebês até 18 meses. O médico osteopata Dr. José Eduardo, professor do Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual, publicou em sua página no Facebook um alerta importante que, sim, deveria se tornar viral.

Segundo ele, colocar faixa na cabeça dos bebês pode afetar seriamente a saúde da criança resultando em refluxo gastroesofágico e insônia crônica. Ele mesmo revela que já atendeu diversas menininhas com o mesmo sintoma e todas usavam faixas. Ele explica.


A sutura occiptomastóide pode sofrer uma compressão devido ao uso dessa faixa, o nervo vago (que comanda o sistema gastrointestinal) passa próximo deste local mais precisamente forame jugular e pode ter sua função alterada, podendo gerar sintomas, o uso da faixa pode estar correlacionado com os sintomas” explicou o médico em seu post.

Ele ainda completa dizendo que diversos já comprovaram que os ossos do crânio se movimentam e no bebê esse movimento é facilmente percebido, no momento do nascimento todos os ossos do crânio são constituídos por um só tecido, a ossificação não está formada e isso permite uma flexibilidade articular imprescindível para o funcionamento de todo corpo.

Segundo ele, diversos fatores podem alterar o movimento e a flexibilidade do crânio do bebê, um desses, é sem dúvida a faixa que as mães colocam nas meninas.

O que observar?

A mãe deve estar atenta, pois o comportamento do bebê pode indicar se a faixa está lhe causando desconforto e outros sistemas do corpo:

– O bebê se movimenta muito para tirar a faixa;
– O bebê muda o comportamento podendo ficar inquieto ou sonolento;
– No dia em que usou a faixa dorme mal;
– No dia que usou a faixa aumenta o refluxo gastroesofágico;
– Alteração do funcionamento do sistema gastrointestinal.

jornalciencia

Novidades

Topo