Esqueça salgadinhos e balas. Veja o que você deve comer no dia e durante provas longas de vestibulares e concursos

3124
Enem 2018: O que comer e o que não pode comer no dia da prova
Saber o que comer e o que não pode comer no dia da prova é importante até mesmo para o seu sucesso no Enem 2018.

Vestibulares chegando, Enem (enem 2018) batendo na porta e concursos sempre aparecendo. Juntamente com isso, sempre surge aquela dúvida sobre o que comer durante a prova. O medo de passar fome ou então passar mal devido à alimentação e ao nervosismo sempre bate. Saber o que comer e oq ue não pode comer no dia da prova é importante até mesmo para o seu sucesso.

Primeiramente temos que ter em mente duas coisas: vamos fazer uma prova e não um pique-nique e NUNCA devemos ir em jejum. Por mais que você não consiga comer nada quando está ansioso, ir para uma prova com o tempo de duração como o do ENEM, por exemplo, que vai exigir muita energia (ATP) de suas células, pode causar, falta de concentração, sono, fraqueza, queda na pressão e tontura.

No café da manhã, fruta, cereal e pães integrais são uma boa pedida. Queijo branco e geleia também podem fazer parte dessa refeição matinal.

No almoço é onde as pessoas tem mais dúvida. E acredito que não precisa nem falar para deixar a feijoada e o churrasco de lado. Por que?? Refeições pesadas fazem com que o corpo gaste muita energia, resultando naquele soninho pós-almoço. E não queremos isso. Precisamos juntar energia para gastar durante a prova. Nada de alimentos salgados. Eles irão te dar sede durante a prova, fazendo com que você consuma muita água e não dá para ir ao banheiro centenas de vezes durante a prova.

 Ritalina: a droga da obediência, muito usada por concurseiros e vestibulandos

Consuma alimentos integrais. Um arroz integral ou macarrão integral, junto com peixe ou frango, uma saladinha e uma fruta de sobremesa. Mas porque alimento integral?? O alimento integral faz com que a glicose seja jogada no sangue de forma mais lenta, assim a célula poderá aproveitar melhor e produzir energia de forma mais favorável, pois o pico de insulina não será muito alto. Assim você terá energia para usar durante toda a prova.

Durante a prova, temos que ter muito cuidado. Não adianta ter uma boa alimentação no café da manhã e no almoço, para jogar tudo por água abaixo durante a prova. Fruta, água, sanduíche natural com pão integral é o ideal. Alface, tomate, cenoura, tudo temperado com azeite e orégano (caso você sofra de pressão baixa, coloque um salzinho). Caso não abra mão de um frango no sanduíche. Prepare no mesmo dia e NADA de maionese. Nada de chocolate, refrigerante e muitos doces!!!

Por que?? Quando você ingere muito açúcar, ele cai no sangue e a taxa de glicose vai aumentar (hiperglicemia). Essa hiperglicemia vai causar um pico de insulina muito alto. A insulina vai passar a mensagem para as células absorverem toda a glicose que você consumiu. Essa entrada de glicose na célula será muito rápida e será transformada em ATP. Mas como tudo vai acontecer muito rápido, depois de uma hora, a taxa de glicose vai cair, a fome vai bater e faltará energia. Mais uma vez a importância de comer alimentos integrais, no lugar de doces. E mais uma vez, não se esqueça da água!!! Hidratação na hora da prova é muito importante!!!

E para você que fica nervoso ao ponto de dar dor de barriga. Evitar alimentos gordurosos é fundamental. Algumas frutas como mamão, ameixa e uva também. A melhor opção é maçã e banana.

Boa Prova!!!!

guiadoestudantevestibular