Formigamento nas mãos e braços pode ser problema de coluna e você precisa ir ao médico

Dormência ou formigamento nas mãos, que doença pode ser?

O formigamento nas mãos não costuma vir acompanhado de dor, mas mesmo assim, incomoda bastante. Sentir dormência e formigamento nas mãos e braços sempre deixa as pessoas bastante apreensivas. Pois, este é também um sintoma de ataque cardíaco. Contudo, na maioria das vezes não é o caso. Mas, que doença pode ser?

Formigamento nas mãos e nos braços é um sintoma neurológico que pode ocorrer devido a qualquer tipo de dano, doença ou lesão de um nervo sensorial. Quando uma pessoa busca ajuda médica, a origem do formigamento nos membros superiores tem sua origem na coluna cervical. Os médicos dizem que na maioria das vezes, as mãos ficam dormentes. Isso porque, os nervos que partem do pescoço e chegam até elas estão sendo comprimidos.

Nossos nervos periféricos viajam a partir da coluna espinhal para os membros, para proporcionar mobilidade e sensibilidade nas mãos, braços e dedos. Se tal nervo fica comprimido, devido a razões como, artrite espinhal, acidentes ou hérnia de disco, ele deixa de funcionar perfeitamente. Dessa forma, não consegue enviar os sinais das mãos para o cérebro e vice-versa. Isso resulta em dormência e formigamento dos braços.

Formigamento nas mãos: o que pode ser?

Pode ser síndrome do túnel do carpo. De acordo com a fisiatra Cristina Brito, quando o dedo do meio, indicador ou polegar estão com dormência, pode ser sinal de síndrome do túnel do carpo. Essa é uma lesão de esforço repetitivo que atinge o nervo mediano, localizado no punho. Lavar roupas, dirigir moto, posição na hora de dormir ou a digitação sem o apoio dos braços são ações que podem causar esse problema. O principal sintoma dessa doença é justamente o formigamento nas mãos e dor no pulso. Para tratá-lo, os médicos orientam o uso de uma tala durante a noite e também exercícios de correção postural.

Pode ser  compressão do nervo do cotovelo. A fisiatra também explicou que quando o formigamento nas mãos é, principalmente, no dedo mindinho ou no anular, está havendo uma compressão do nervo do cotovelo. Isso, certamente, reflete nas mãos. Por isso, pessoas que ficam muito com o cotovelo dobrado e apoiado na mesa podem sentir essa sensação com mais facilidade.

Pode ser pressão no plexo-braquial. Quando o braço apresenta formigamento, pode ser uma pressão no conjunto de nervos do chamado “plexo-braquial”. Este, a saber, é um feixe de nervos que transporta os sinais da medula espinhal do ombro, braços e mãos. A fisiatra diz que normalmente, as pessoas desenvolvem este problema por dormir de um jeito errado. Dormir de mal jeito pode causar compressão de um desses nervos e deixar o braço todo formigando.

Formigamento nas mãos, tem cura?

Um estudo publicado na Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba [1] , a síndrome do túnel do carpo representa a neuropatia compressiva mais comum, melhor definida e mais estudada do ser humano. O diagnóstico clínico preciso, com tratamento precoce, conduzem à cura completa na maioria dos casos. O estudo explica que no caso da síndrome do túnel do carpo, por exemplo, nem todo paciente precisa ser operado. Da mesma forma, o tratamento conservador (não cirúrgico, como uso de talas, medicação e fisioterapia) pode contribuir para a melhora. É aplicada uma injeção de corticosteroide no interior do túnel para alívio nas fases iniciais, quando ainda não ocorreu atrofia.

Contudo, sintomas persistentes, que não respondem ao tratamento conservador e vem se prolongando por um período longo, devem se tratados cirurgicamente.

Artigo médico-científico: Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba [1]