“Com apenas 22 anos, eu já tenho muitos cabelos brancos”. É normal ficar grisalho na juventude?

Os cabelos ficam brancos porque os melanócitos, um tipo de célula localizado junto ao bulbo capilar, na raiz dos fios, perde a capacidade de produzir melanina. Esse pigmento é o responsável pela coloração natural do cabelo e quanto mais melanina for produzida, mais escuro será o cabelo.

Os cabelos brancos deveriam começar a surgir por volta dos 35 anos. No entanto, algumas pessoas já têm cabelos brancos ainda muito jovem, na faixa dos 20 anos. Nesses casos, o que determina é a genética. As pessoas que tem fios brancos antes dos 30 anos, possivelmente, possui no gene IRF4 uma alteração que fazem os grisalhos aparecerem antes. Este gene é responsável por regular a produção de melanina e, como já dito, dar cor aos cabelos. Embora pareça uma alteração perigosa, não há com o que se preocupar. Isso não traz qualquer problema para a saúde.

Apesar de, normalmente, os cabelos brancos precoces serem mesmo devido a esta alteração no gene IRF4, estudos já comprovaram que problemas emocionais, como estresse, por exemplo, poluição e exposição excessiva a raios solares podem deixar os fios brancos aparentes muito antes do esperado, assim como má alimentação e doenças na tireoide.

vix