Meio Ambiente e lugares

Coca-cola produz 110 bilhões de garrafas plásticas por ano e menos de 10% são realmente recicladas

Coca-cola produz 110 bilhões de garrafas plásticas por ano e menos de 10% são realmente recicladas
Esse texto foi útil para você?

Sabemos que o plástico é um material altamente poluidor e traz sérios danos ao meio ambiente, tendo em vista que o mesmo é de difícil degradação, além de modificar e atrapalhar os ecossistemas aquáticos. A quantidade de plástico nos oceanos só aumenta a cada ano e ficou em evidência nos últimos anos porque chegou a proporções assustadoras no mundo. Acredita-se, pelos cálculos de cientistas, que há 5 a 15 milhões de toneladas de plástico nos oceanos e que se nada for feito e continuar nesse ritmo em 2050 os plásticos superarão os peixes.

Na atualidade, as empresas estão buscando cada vez mais alternativas para produzir menos lixo e a utilização do plástico reciclado é uma delas, porém a Coca-cola, bebida mundialmente consumida, aumentou a sua produção de garrafas de plástico de uso único no ano passado em 1 bilhão, ou seja, mostrando um dado impressionante de 110 bilhões de garrafas plásticas produzidas em apenas 12 meses.


A Coca-cola não divulga os seus dados oficialmente sobre a quantidade de plástico utilizado e produzido ao ano, porém o grupo ambiental Greenpeace começou a estudar o ritmo dessa produção e verificou que a empresa aumentou o seu ritmo em 59% de todas as suas embalagens globais em 2016.

Um relatório recente do The Guardian descobriu que até 2021 o número de garrafas produzidas mundialmente chegará a metade de 1 trilhão por ano. Sabemos que a Coca-cola e outras empresas costumam reciclar suas garrafas plásticas e reutilizam as mesmas, porém menos da metade são enviadas para reciclagem, e destes, menos de 10% são realmente reutilizadas em novas garrafas.

Alguns países, como o Reino Unido, decidiram agir e ouvir o clamor dos ambientalistas e comunidade. O departamento da Coca-cola do país anunciou que terá como objetivo aumentar a quantidade de plástico reciclado para suas garrafas para 50% até 2020, isso já é um bom sinal! Porém, precisamos nos mobilizar e fazer com que mais empresas se unam nesta mesma causa e procure reutilizar o máximo possível de sua matéria-prima, principalmente o plástico, assim o meio ambiente agradece e o planeta torna-se mais saudável.

theguardian / greenpeace / iflscience

Novidades

Topo