Sintomas de câncer de próstata: sinais que os homens ignoram, mas podem salvar suas vidas

Sintomas de câncer de próstata: 5 primeiros sintomas que os homens sentem

O câncer de próstata talvez seja o tipo mais preocupante para os homens. Os primeiros sintomas surgem de forma sutil e poucos homens percebem ou até ignoram. A próstata é uma glândula que se localiza perto do ânus e por isso o exame de toque retal é a melhor forma de avaliar sua saúde. É a próstata que produz o líquido que forma o esperma que é importante para conduzir os espermatozoides até o óvulo durante o contato sexual.

Nem sempre uma alteração na próstata indica um câncer, às vezes, apenas um aumento da glândula (hiperplasia benigna) já causa alguns dos sintomas citados abaixo. Por isso, a partir dos 40 anos, é de extrema importância a visita ao urologista para exames de rotina.

Em todos os casos, passarem a sentir alguns dos sintomas abaixo, já é motivo grave para procurar o médico. Conforme a entrevista com o urologista Alfredo Canalini, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia do Rio de Janeiro, relacionamos aqui 5 sintomas de câncer de próstata que surgem logo no início de aumento do tamanho. Lembrando que esse aumento pode ser maligno ou benigno.

Sintomas de câncer de próstata: primeiros sinais

Jato de urina fraca ou em gotas

Quando a próstata está alterada,  por câncer ou hiperplasia, ela começa começa a pressionar a uretra, canal responsável por excretar a urina. Isso irá gerar problemas durante a micção: o jato de urina pode ficar muito mais fraco do que o normal, em alguns casos, há vontade urinar, mas a urina sai em gotas. Também há dificuldade em iniciar a micção, fica ali parado diante do sanitário esperando que a urina saia e precisa até forçar um pouco para libera-la.

Urgência para urinar

Se a uretra ficar muito pressionada pela próstata, a bexiga – um órgão composto em sua maior parte por músculo – precisará fazer uma força maior para eliminar a urina. Como resultado, a bexiga acaba ficando hipertrofiada e, com isso, a chance de haver contrações involuntárias, que causam uma vontade intensa de urinar, é urgente.

Urinar várias vezes a noite

Este sintoma é muito ignorado. Quando o homem precisa levantar para urinar várias vezes durante a noite, é um motivo urgente para procurar um médico. Já que com alteração da próstata, a urina acaba ficando retida na bexiga. Essa quantidade, somada ao volume que fica na uretra, faz com que a parte sensorial da bexiga se manifeste com contrações. Isso leva o homem a levantar para urinar, principalmente à noite, quando está relaxado. Muitas vezes, saíra pouca urina, mas a urgência em levantar novamente acontecerá. Normalmente, no dia seguinte o homem fica extremamente cansado.

Pouco esperma

Este é um dos sintomas mais frequentes e acontece logo no início do aumento da próstata. A alteração na glândula pode alterar a quantidade do esperma ejaculado. Isso acontece porque a próstata mais volumosa apresenta fibrose com maior frequência. O tecido com fibrose será incapaz de produzir o esperma como antes, diminuindo a quantidade de sêmen.

Infecções urinárias frequentes

Normalmente, com alteração da próstata e com isso, a retenção de urina na uretra causará infecções urinárias recorrentes. Essa urina residual ficará represada na bexiga e na uretra tornando-a o ambiente ideal para a proliferação de bactérias.

Sintomas de câncer de próstata avançado

Mesmo que o câncer tenha avançado, ainda há várias opções de tratamento disponíveis. Assim, as pessoas são capazes de viver mais tempo hoje do que nos anos anteriores por causa dos avanços na pesquisa médica. Os tratamentos para o câncer de próstata, por exemplo, se concentram no controle dos sintomas. Ao mesmo tempo, foca-se na redução do crescimento e disseminação do câncer.

Incontinência urinária

Quando o tumor cresce, significativamente, seu tamanho pode começar a pressionar a bexiga e uretra. A uretra, como sabemos,  é uma estreita passagem que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. Se o tumor estiver pressionando uretra, inicialmente, o homem tem dificuldade em urinar. Contudo, com o avanço a doença ele passa a não conseguir mais segurar a urina, ou seja, passa a ter incontinência urinária.

Falta de controle intestinal

Além da incontinência urinária, o sintoma de câncer de próstata em estágio avançado causa incontinência fecal. Isso porque, apesar de pouco comum, o câncer pode se espalhar para o reto, a parte mais próxima da próstata. Assim, além da falta de controle intestinal, há dor na barriga, prisão de ventre e, por fim, sangue nas fezes.

Dor na virilha

Quando o câncer de próstata se espalha, é comum atinja os nódulos linfáticos e, em seguida, passem para mais áreas do seu corpo. Os gânglios linfáticos são uma rede de glândulas que ajudam o corpo a filtrar fluidos e combater infecções. Existem, decerto, vários nódulos linfáticos na virilha, localizados próximos à próstata. Dessa maneira, é comum que ao se espalhar, o câncer atinja tais nódulos primeiro. Assim, o funcionamento dos gânglios linfáticos fica comprometido. Sem poder drenar o fluído adequadamente, os nódulos incham causando dor na virilha.

Inchaço nas pernas

Qualquer tipo de câncer em estágio avançado começa a expulsar outras células saudáveis ​​do corpo. Os tumores podem pressionar áreas como a medula espinhal e causar dor, formigamento, causando pernas inchadas e pés inchados. Então, um dos sintomas de câncer de próstata é, sem dúvida o inchaço dos membros inferiores.

Sensação de falta de ar

Mais uma vez, qualquer câncer em estágio avançado que sofre metástase e atinge os pulmões, causará sensação de falta de ar e tosse seca constante. O homem, pode desenvolver uma tosse que não vai embora, começa a tossir sangue ou fica facilmente sem fôlego.