Artigo científico elege qual a melhor fruta para prevenir cânceres

Por causa da composição química peculiar e de potenciais mecanismos moleculares envolvidos, é possível que alguns tipos de frutas e vegetais possam prevenir mais fortemente ao risco de câncer do que outros. Pensando nisso, cientistas italianos decidiram o poder das frutas contra o câncer. A maçã foi escolhida por ser uma das mais consumidas no mundo todo.

Uma revisão de mais de 40 estudos prévios levou a concluir que o segredo na luta contra o câncer, é comer pelo menos uma maçã por dia. Os cientistas descobriram que quem ingere maça diariamente são menos propensas a desenvolver tumores pulmonares, intestinais, bucais, digestivos ou mamários do que as pessoas que raramente ou nunca comem a fruta.

Os índices de tumores no pulmão, por exemplo, foram 25% menores entre aqueles que tem hábito diário de comer maçã. Em relação aos casos cancerígenos no estômago ou no esôfago, no intestino, na boca e nas mamas, as pesquisas não foram unânimes em apontar os benefícios da maçã, mas algumas demonstram que ela é, sim, capaz de evitar essas doenças.

No entanto, deixam claro no artigo que os resultados obtidos fornecem evidências convincentes da capacidade protetora das maçãs contra câncer pulmonar, intestinal, bucal, digestivo e de mama.

Outro estudo desenvolvido por pesquisadores poloneses divulgado na publicação European Journal of Cancer Prevention, afirma que comer maçã regularmente pode reduzir o risco de desenvolver câncer colorretal. A diminuição da chance de ter a enfermidade foi observada nos voluntários que consumiram ao menos uma iguaria ao dia. As propriedades de proteção devem estar ligadas ao alto teor de flavonoides, que é cinco vezes mais prevalente na casca do que na polpa.

Agora, não faltam razões para encher a geladeira de maçãs e colocar a fruta na sua dieta e da sua família!

boaforma / caribbean360  artigo ncbi / onlinelibrary