Sua saúde

5 sinais de câncer de próstata que os homens ignoram, mas podem salvar suas vidas

5 sinais de câncer de próstata que os homens ignoram, mas podem salvar suas vidas
Esse texto foi informativo para você?

A próstata é uma glândula que se localiza perto do ânus e por isso o exame de toque retal é a melhor forma de avaliar sua saúde. É a próstata que produz o líquido que forma o esperma que é importante para conduzir os espermatozoides até o óvulo durante o contato sexual.

Nem sempre uma alteração na próstata indica um câncer, às vezes, apenas um aumento da glândula (hiperplasia benigna) já causa alguns dos sintomas citados abaixo. Por isso, a partir dos 40 anos, é de extrema importância a visita ao urologista para exames de rotina.


Em todos os casos, passarem a sentir alguns dos sintomas abaixo, já é motivo grave para procurar o médico. Conforme a entrevista com o urologista Alfredo Canalini, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia do Rio de Janeiro, relacionamos aqui 5 sintomas que surgem logo no início de aumento do tamanho da próstata, lembrando que esse aumento pode ser maligno ou benigno

1- Jato de urina fraca ou em gotas

Quando a próstata está alterada, seja por câncer ou por hiperplasia, alguns homens podem ter complicações se a próstata começa a pressionar a uretra, canal responsável por excretar a urina. Isso irá gerar problemas durante a micção: o jato de urina pode ficar muito mais fraco do que o normal, em alguns casos, há vontade urinar, mas a urina sai em gotas. Também há dificuldade em iniciar a micção, fica ali parado diante do sanitário esperando que a urina saia e precisa até forçar um pouco para libera-la.

2- Urgência para urinar

Se a uretra ficar muito pressionada pela próstata, a bexiga – um órgão composto em sua maior parte por músculo – precisará fazer uma força maior para eliminar a urina. Como resultado, a bexiga acaba ficando hipertrofiada e, com isso, a chance de haver contrações involuntárias, que causam uma vontade intensa de urinar, é urgente.

3- Urinar várias vezes a noite

Este sintoma é muito ignorado. Quando o homem precisa levantar para urinar várias vezes durante a noite, é um motivo urgente para procurar um médico. Já que com alteração da próstata, a urina acaba ficando retida na bexiga, essa quantidade, somada ao volume que fica na uretra, faz com que a parte sensorial da bexiga se manifeste com contrações que levam o homem a levantar para urinar, principalmente à noite, quando está relaxado. Muitas vezes, saíra pouca urina, mas a urgência em levantar novamente acontecerá. Normalmente, no dia seguinte o homem fica extremamente cansado

4- Pouco esperma

Este é um dos sintomas mais frequentes e acontece logo no início do aumento da próstata. A alteração na glândula pode alterar a quantidade do esperma ejaculado. Isso acontece porque a próstata mais volumosa apresenta fibrose com maior frequência. O tecido com fibrose será incapaz de produzir o esperma como antes, diminuindo a quantidade de sêmen.

5- Infecções urinárias frequentes

Normalmente, com alteração da próstata e com isso, a retenção de urina na uretra causará infecções urinárias recorrentes. Essa urina residual ficará represada na bexiga e na uretra tornando-a o ambiente ideal para a proliferação de bactérias.

minhavida / oncoguia

Novidades

Topo