Curiosidades

Lhes apresento a alga “olho-do-marinheiro”, uma das maiores células do mundo

Lhes apresento a alga “olho-do-marinheiro”, uma das maiores células do mundo
Esse texto foi informativo para você?

Também conhecida como Alga-perolada, a Valonia ventricosa é, sem dúvida, uma das espécies mais magníficas do mundo. São marinhas e apesar do que você pode pensar, não é uma colônia de indivíduos: cada “bolha” dessas é um indivíduo de uma única célula  que pode chegar a ultrapassar  5 cm de diâmetro.

Por ser uma única célula sua coloração definida pela quantidade de cloroplastos presentes na matriz celular e pode variar de verde claro a verde bem escuro. Elas podem ficar livres na coluna d’água ou presas ao substrato pelo rizoma.


A reprodução ocorre por divisão celular segregativa , onde a célula mãe multinucleada origina células filhas, e os rizosídeos individuais formam novas bolhas, que se separam da célula mãe.

Devido ao seu grande tamanho para um organismo unicelular, o olho-de-marinheiro tem sido estudado extensivamente em relação à sua parede celular, e ela parece ser bem peculiar. As fibras de celulose na parede celular, que é quase tão espessa quanto o citoplasma, estão arranjadas em uma estrutura complexa, incluindo fibras paralelas e cruzadas, além de alguns estranhos redemoinhos de fibras de função desconhecida.

Apesar de alguns admirarem esta alga pela aparência exótica, e biologia peculiar, os aquaristas as detestam, já que se forem introduzidas acidentalmente em um tanque, elas acabam dominando o aquário e é difícil de se livrar dela.

naturezaterraquea 

Novidades

Topo