Infectologista explica quantas vezes podemos usar a mesma toalha de banho e o que acontece se você ultrapassar este tempo

Toalha jogada em cima da cama, usar toalha úmida, dividir toalha com alguém… essas são apenas algumas coisas que muitas pessoas fazem com suas toalhas que podem comprometer seriamente a saúde.

Em uma entrevista a Uol, o infectologista Gustavo Johanson, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explicou que ao contrário do que muitas pessoas pensam, mesmo tomando aquele banho caprichado, a toalha usada para se secar pode sim ficar bem suja. Essa sujeira vem de células mortas e bactérias naturais do nosso corpo que se acumulam a cada vez que você usa a mesma toalha.

Até hoje, não existem registros de que uma pessoa tenha se infectado com a própria toalha a ponto de morrer, mas o uso persistente de uma mesma toalha por vários dias pode acarretar proliferação fúngica e bacteriana. Essas infecções podem se agravar e complicar a saúde principalmente de pessoas que estejam com a imunidade baixa, sobretudo idosos e crianças menores de 3 anos.

Devemos trocar em quanto tempo?

A microbiologista Maria Teresa Destro, professora aposentada da Universidade de São Paulo (USP), explica que o bom senso é fazer a troca a casa 5-7 dias e nunca mais que isso. Mas, o mais importante é o cuidado com sua toalha toda vez que fizer uso. “Colocar a toalha em local arejado e mantê-la seca evita a proliferação de bactérias e fungos” , diz a especialista. Ela ainda ressalta que se o ambiente está quente e úmido, é importante trocar a cada 5 dias, pelo menos, e que um ambiente frio e seco não é bom ultrapassar os 7 dias.

Para as crianças até 3 anos e idosos, que são mais sensíveis, é importante que as toalhas sejam trocadas a cada 3 dias, como sugere a microbiologista.

Quanto a tolhas de rosto, muita atenção: elas devem ser itens pessoais e cada pessoa deve ter uma toalha para secar o rosto, pois é possível pegar muitos tipos de doenças usando toalhas de rosto em comum com outras pessoas da família.

uol / minhavida