Pessoas que ainda vivem em casas com telhas de amianto deveriam estar bastante preocupadas com sua saúde. Essas telhas são extremamente tóxicas!

Por essa você não esperava. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a fibra mineral do amianto, conhecida também como fibra de asbestos, empregada especialmente na produção de telhas e caixas d’água causa 100 mil mortes por ano em todo o mundo.

Especialistas dizem que a fibra do amianto pode causar problemas ao ser aspirada ou ingerida. As caixas d’água ou telhas têm uma fina camada de externa de cimento, mas com o tempo ocorre o desgaste e vai liberando as fibras no ambiente. Sem querer as pessoas acabam respirando a poeira do amianto levando o pó para os pulmões.

A especialista Fernanda Giannasi, gerente do Programa Estadual do Amianto do Ministério do Trabalho, explica que outro problema é a colocação ou retirada de telhas, em que é necessário que o material seja perfurado ou cerrado. Com isso, partículas da substância são liberadas e afetam principalmente quem trabalha com tais procedimentos.

Uma vez aspirada, a fibra de amianto não sai mais do corpo. É possível que o elemento fique incubado no pulmão. O tumor mais ligado ao amianto é o mesotelioma, que acomete o revestimento de diversos órgãos. Apesar de rara, a doença é extremamente agressiva e mata em até um ano. Ainda pode haver casos de câncer de pulmão e asbestose, problema em que há formação de tecido cicatricial nos pulmões.

Hoje em todo o mundo, mais de 60 países já proibiram a produção deste material. Mas, no Brasil, ainda é comum encontrar empresas que vendem telhas, placas e caixas d’água de amianto e, pior, as pessoas continuam comprando. Mas, atualmente, uma proposta para banir qualquer derivado do material no Brasil tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

ecycle / vix