Sua saúde

Pessoas que ainda vivem em casas com telhas de amianto deveriam estar bastante preocupadas com sua saúde. Essas telhas são extremamente tóxicas!

Por essa você não esperava. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a fibra mineral do amianto, conhecida também como fibra de asbestos, empregada especialmente na produção de telhas e caixas d’água causa 100 mil mortes por ano em todo o mundo.

Especialistas dizem que a fibra do amianto pode causar problemas ao ser aspirada ou ingerida. As caixas d’água ou telhas têm uma fina camada de externa de cimento, mas com o tempo ocorre o desgaste e vai liberando as fibras no ambiente. Sem querer as pessoas acabam respirando a poeira do amianto levando o pó para os pulmões.


A especialista Fernanda Giannasi, gerente do Programa Estadual do Amianto do Ministério do Trabalho, explica que outro problema é a colocação ou retirada de telhas, em que é necessário que o material seja perfurado ou cerrado. Com isso, partículas da substância são liberadas e afetam principalmente quem trabalha com tais procedimentos.

Uma vez aspirada, a fibra de amianto não sai mais do corpo. É possível que o elemento fique incubado no pulmão. O tumor mais ligado ao amianto é o mesotelioma, que acomete o revestimento de diversos órgãos. Apesar de rara, a doença é extremamente agressiva e mata em até um ano. Ainda pode haver casos de câncer de pulmão e asbestose, problema em que há formação de tecido cicatricial nos pulmões.

Hoje em todo o mundo, mais de 60 países já proibiram a produção deste material. Mas, no Brasil, ainda é comum encontrar empresas que vendem telhas, placas e caixas d’água de amianto e, pior, as pessoas continuam comprando. Mas, atualmente, uma proposta para banir qualquer derivado do material no Brasil tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

ecycle / vix

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Novidades

Topo