No seu próximo aniversário, não sopre as velinhas. Fazendo isso você pode estar aumentando em 1.400% a quantidade de bactérias na superfície do bolo

Um estudo da Universidade de Clemson, da Carolina do Sul (EUA) e publicada no periódico Food Research analisou o número de bactérias nos bolos que tiveram e que não tiveram velas sopradas. Os resultados não são nada animadores.

A pesquisa concluiu que uma simples soprada pode aumentar em até 1.400% a quantidade de bactérias na superfície do bolo. Apesar destes números assustadores, o autor do estudo Paul Dawson garante que não há motivos para preocupação e que o ritual de apagar as velas com um sopro pode continuar.

Em uma entrevista para o jornal “The Atlantic”, o cientista afirmou que, mesmo que alguém sopre as velinhas de um bolo 100 mil vezes, as chances de você ficar doente ao comer um pedaço são pequenas. No entanto, se o aniversariante estiver gripado, resfriado ou com qualquer outra virose transmissível pela saliva, é bom evitar comer daquele bolo.

A saliva muitas vezes serve como meio de transporte para vírus e bactérias expelidas pelas vias respiratórias e ao soprar as velas é possível transmitir algumas doenças como mononucleose, caxumba, candidíase, herpes simples, catapora e gripe.

estilo