Sua saúde

Se aparecer essa linha na sua unha, procure um médico. Pode ser melanoma subungueal, um tipo de câncer

Alterações nas unhas podem, algumas vezes, indicar coisas importantes para nossa saúde, como deficiência nutritiva ou problemas no fígado. Mas, se aparecer uma linha escura vertical, que acompanha o crescimento você pode estar correndo perigo!

A dermatologista Tatiana Gabbi, assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia explicou que esta linha, nas cores marrom, preta ou cinza e forme uma linha, pode ser um sinal de melanoníquia estriada. Na maioria das vezes é uma alteração benigna causada por uma infecção fúngica que pode ser facilmente tratada com medicação específica ou até uma batida ou fricção na região que pode acontecer em quem lava muita roupa na mão, por exemplo.


Mas nem por isso, devemos ignorar e  adiar uma consulta médica. A urgência em uma avaliação médica é porque essa mancha característica pode estar relacionada a uma lesão cancerígena, por isso é fundamental que o médico avalie e, se for o caso, descarte essa possibilidade.

Câncer de pele

A médica conta que no caso de câncer, a mancha costuma ser mais escura, mas é difícil até mesmo para o dermatologista notar essa diferença. Essa linha pode ter a cor muito escura, a listra larga, pigmentação na pele em volta e na cutícula logo abaixo da unha e ela surge do nada!

A única forma de ter certeza de um câncer (melanoma subungueal) é fazendo uma biópsia, retirando um pedaço de tecido entre a cutícula e a unha. Caso o diagnóstico se confirme, o paciente é novamente encaminhado para a cirurgia e será feita a retirada de uma quantidade maior de tecido, geralmente chegando até o osso e, em alguns casos, fazendo uma amputação do dedo.

Assim como qualquer câncer, se não for tratado, pode resultar em uma proliferação de células malignas que irão alcançar outros tecidos e órgãos do corpo.

vix

Acesse nosso novo site! data-recalc-dims=

Novidades

Topo