Alimentação

Médicos explicam se faz mal comer e dormir em seguida e qual é a melhor hora para jantar

Médicos explicam se faz mal comer e dormir em seguida e qual é a melhor hora para jantar
Esse texto foi útil para você?

Muita gente faz isso: termina de comer  e deita no sofá para um cochilada ou vai direto pra cama. Mas sempre há alguém dizendo que esse hábito faz muito mal para a saúde, mas fica sempre a dúvida. Afinal, somente uma opinião profissional pode ser confiável quando se diz respeito a saúde.

Segundo especialistas, consumir alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça em “estado de alerta”, no qual estimula a produção de hormônios do estresse, como a adrenalina, e pode alterar o ritmo circardiano, o ritmo diário do organismo. O gastroenterologista e endoscopista Mauro Lucio Jácome afirmou ao site Vix que este hábito realmente é prejudicial.


Dr. Mauro explicou que quando a pessoa dorme ou apenas deita, o aparelho digestivo diminui todas as suas funções, então a digestão fica muito mais lenta do que o normal. Assim, após uma refeição completa não é mesmo recomendado se deitar pois a digestão fica prejudicada.

O médico esclarece que a velocidade de processamento e digestão do alimento fica tão lenta quando repousamos que, em muitos casos, é possível que a comida fique a noite inteira armazenada no estômago, contribuindo para a proliferação de bactérias e formação de gases.  Em consequência disso, a pessoa pode sofrer com azia, eructações (arrotos) e barriga distendida ao acordar, além de desconforto para dormir.

Então, qual a melhor hora para jantar?

O gastro diz que o correto é que todo mundo se alimente de 3 a 4 horas antes de deitar e nunca deite depois de almoçar, Nem aquela cochiladinha depois do almoço é recomendada.

Se quiser assistir TV depois de comer, faça isso sentado, mas não deite. O melhor seria fazer alguma atividade leve depois das refeições, como uma caminhada, por uns 40 minutos.

vix  /  bbc

Novidades

Topo