Sua saúde

Algumas coisas não se compartilha nunca: Infectologista explica porque cada membro da família deve ter sua própria toalha de rosto

Algumas coisas não se compartilha nunca: Infectologista explica porque cada membro da família deve ter sua própria toalha de rosto
Esse texto foi útil para você?

Muito se fala sobre o tempo de trocar a toalha de banho, se pode ou não compartilhar com o companheiro, mas ninguém dá a devida atenção à toalha de rosto. Ela fica ali no canto do banheiro, perto da pia, não parece oferecer risco algum, já que é usada eventualmente pelos moradores da casa.

Grande engano quem pensa assim! As toalhas de rosto, podem oferecer bem mais riscos do que a toalha de banho. De acordo com o infectologista Milton Lapchik, em entrevista ao site Minha Vida, a toalha de rosto também pode acumular bactérias e fungos por ficar úmida por muito tempo e, além disso, como é usada por várias pessoas acaba tornando-se em um meio de transmissão desses micro-organismos.


Na toalha de rosto, as pessoas enxugam suas mãos e rosto passando até próximo à boca quando escovam os dentes. Todo problema de pele contagioso pode ser transmitido de um para todos os membros da família. É possível contrair micoses, acne (sim, acne) e diversas dermatites.

Dentre todas as doenças, uma das transmissões mais sérias e comuns é a transmissão do HPV, vírus do herpes. Está provado, no entanto, que esse vírus é encontrado ainda vivo em sabonetes, vaso sanitário, em toalhas e, apesar de não ser possível determinar com exatidão seu poder de contaminação dessa forma, pode ser que ele fique frágil fora da célula, essa possibilidade existe.

O que fazer: A dica é comprar toalhas para cada membro da família com cores diferentes. Isso facilita a organização e evita trocas. E ainda dá para identificar puxar a orelha de quem esquecer a toalha embolada em cima da cama! Caso isso já não seja possível, a melhor coisa é trocar a toalha de rosto do lavabo todos os dias, ao contrário da toalha de banho que pode ser trocada a cada 5 dias. Não tem outro jeito!

minhavida / vix

Novidades

Topo