Você foi picado por um bicho e não sabe o que é? Fizemos um guia para você reconhecer as 7 picadas mais comuns

Aprenda como diferenciar picadas e ferroadas de bichos

Vez ou outra surge uma pequena lesão na pele que você entende que pode ser uma picada de algum bicho. Mas, reconhecer qual bebeu o seu sangue pode ser um pouco difícil para muitas pessoas. Insetos e aracnídeos muitas vezes podem transmitir doenças e por isso é bom estar atento. Então, aprenda agora como diferenciar picadas e ferroadas de bichos.

A preocupação é redobrada quando temos crianças e elas surgem com manchas na pele ou chorando porque foi picada. Mas será que foi aranha? Só um mosquito? Carrapato? Agora você terá um guia: guarde para um momento oportuno.

Leia também: O que fazer em caso de picada de abelha ou vespa? Veja quando você precisa procurar um pronto-socorro

1- Picada de mosquito

Aprenda como  diferenciar picadas e ferroadas de bichos

Estas picadas têm aparência avermelhada e com bolhas internas. Elas são subcutâneas e vem acompanhada de coceira no local. Geralmente não oferecem muito risco, mas é bom ficar de olho em sintomas de dengue e outros.

2- Picada de carrapato

Aprenda como  diferenciar picadas e ferroadas de bichos

Picada de carrapato tem esse aspecto de alvo. Exatamente como é visto na foto. Normalmente, o bicho fica agarrado na pele por um tempão. Remova assim que perceber sua presença. É preciso ficar atento a picadas de carrapatos pois elas podem transmitir doenças muito graves, como a doença de Lyme.

3- Picada de formiga

Aprenda como  diferenciar picadas e ferroadas de bichos

Geralmente as formigas que injetam um pouco de toxina causam uma lesão como essa da foto. A pele fica irritada, coça muito e forma pequenas pústulas devido a reação do nosso sistema imunológico ao veneno. Neste caso, a formiga só pode causa essa lesão se usar o ferrão para injetar a toxina. Somente a mordida não causa esta reação.

4- Picada de aranha

Aprenda como  diferenciar picadas e ferroadas de bichos

A picada de aranha começa com algo minúsculo, mas de maneira que a toxina vai se espalhando, há uma vermelhidão que vai “crescendo” rapidamente na pele, geralmente acompanhado de dor. Os médicos indicam que se perceber que foi mordido por uma aranha, marcar com uma caneta o tamanho do vermelhão e marcar o tempo, isso poderá ajudar a definir o tratamento.

5- Picada de pulgas

Aprenda como  diferenciar picadas e ferroadas de bichos

São bem características pois ocorrem sempre em grupos de três ou quatro picadas formando pequenas saliências vermelhas na pele, acompanhada de também de muita coceira.

6- Picada (ferroada) de abelhas

Aprenda como  diferenciar picadas e ferroadas de bichos

A picada de abelha é bastante dolorida e imediatamente causa um inchaço local e sempre (sempre mesmo) o ferrão da abelha ficará preso na sua pele. O ferrão deve ser retirado o mais rápido possível, pois mesmo sem abelha, ele continua injetando veneno. Geralmente, não causam problemas de saúde, a não ser para pessoas alérgicas que podem ter uma reação violenta. Alérgicos devem procurar o médico imediatamente.

7- Picada (ferroada) de escorpião

Aprenda como  diferenciar picadas e ferroadas de bichos

Quando a picada de escorpião está fresca ela tem este aspecto da foto. Muita vermelhidão com uma lesão mais acentuada onde foi injetado o veneno. Não se preocupe, você sentirá quase instantaneamente que foi ferido por um escorpião pois a dor é bem violenta. Depois de um tempo, com o agravamento, a região pode ficar escura. Não hesite em procurar um médico.

Leia também: Passar pimenta em local dolorido pode aliviar a dor, você sabia?

porquenosemeocurrio