Alimentação

6 maneiras erradas de usar as panelas de alumínio que podem causar intoxicações

6 maneiras erradas de usar as panelas de alumínio que podem causar intoxicações
Esse texto foi informativo para você?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) não considera o alumínio um elemento tóxico. No entanto, diversos estudos o relacionam ao desenvolvimento de doenças degenerativas, como os males de Alzheimer e Parkinson. O que dizem por aí, é que as panelas de alumínio podem soltar partículas do metal, principalmente se forem de qualidade inferior.

Contudo, muitos pesquisadores são contra essa afirmação e garantem que não há com o que se preocupar, pois a quantidade de alumínio liberada pelas panelas é muito pequena. Segundo estudo feito pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos, em Campinas, alimentos preparados em panelas de alumínio contribuem com apenas 2% do limite máximo de ingestão diária do metal.


Mesmo assim, os próprios especialistas assumem que o verdadeiro problema da panela de alumínio está no mau uso. Essas panelas não são de fato saudáveis em algumas ocasiões e revelam 6 procedimentos que fazemos com as panelas que podem sim liberar uma quantidade maior de alumínio no alimento:

Erro 1: Ariar a panela

Você não pode de MANEIRA ALGUMA arear o interior de uma panela de alumínio, pois isso aumenta o desprendimento de alumínio. Para limpar a parte interna você pode usar uma bucha macia com detergente. Caso seja extremamente necessário arear a panela, ou se você já areou, ferva água nela várias vezes até o interior escurecer, o que indica a formação de uma camada de óxido de alumínio que reduz 6 vezes a transferência de alumínio da panela para o alimento.

Erro 2: Usar produtos de limpeza abrasivos

Outro erro é o uso de produtos abrasivos voltados à limpeza de alumínio como saponáceo (“sapólio”), brilha alumínio, limpa alumínio, etc. Esses tipos de produtos danificam a parte interna da panela o que causará desprendimento na comida.

Erro 3: Usar colher de metal, plástico ou silicone

Ao usar colheres de metal, plástico ou silicone para preparar a comida, o atrito delas com a panela vai desprender alumínio. Opte sempre por colheres de pau ou de bambu. Elas são baratas, leves, resistentes, não esquentam o cabo e são uma peça inteiriça, sem parafusos e saliências, o que facilita a limpeza.

Erro 4 – Cozinhar alimentos ácidos

A preparação de alimentos ácidos na panela, como molho à vinagrete, molho de tomate, iogurte e doces quentes, degrada a parte interna da panela absorvendo o alumínio liberado. Quando for preparar esses alimentos, utilize outro tipo de panela.

Erro 5 – Guardar na geladeira

Você precisa entender que toda panela, independente do material que é feita, pode contaminar os alimentos expostos a ela por muito tempo depois de prontos. Então nada de usar a panela de alumínio para guardar alimentos na geladeira.

Erro 6 – Preparar brócolis, couve e cebola

Existem 3 alimentos que são grandes inimigos das panelas de alumínio: o brócolis, a couve e a cebola. Esses alimentos são ricos em enxofre que em contato com o interior da panela, favorecem a liberação do alumínio.

muscumorfo / usp / super

Novidades

Topo