Animais

Dezenas de emails recebidos com o mesmo vídeo. Quem é esse bicho? O que é isso que ele “cospe”?

Nada disso, gente. Este bicho existe e não é um alienígena. Esta parece ser uma espécie de verme não-segmentado do filo Nemertea, também conhecidos como Nemertinos. São animais tipicamente aquáticos, havendo alguns poucos terrestres vivendo em locais úmidos. São achatados dorso-ventralmente, moderadamente cefalizados e possuem a estrutura corporal fortemente extensível, por isso, podem esticar-se facilmente até várias vezes o seu comprimento. São tipicamente bentônicos, vivendo em baixo de rochas ou conchas ou em buracos revestidos por um muco produzido por eles.

A característica principal dos nemertinos é a presença de uma probóscide eversível (como uma tromba), estrutura de defesa utilizada na captura de presas, alojada em uma cavidade chamada de rincocele, semelhante ao celoma de outros indivíduos. A epiderme desta probóscide possui glândulas que secretam uma potente neurotoxina pegajosa que auxiliam na apreensão e morte da presa.


Neste vídeo, de acordo com um usuário do  Reddit Exxocet (também citado no site IFLS), trata-se de uma espécie do gênero Gorgonorhynchus, citada em um artigo (The Discovery of the Nemertean Gorgonorhynchus and Its Bearing on Evolutionary Theory J. F. G. Wheeler The American Naturalist Vol. 76, No. 766 – pp. 470-493. 1942) que diz em resumo, que este  nemertino também possui probóscide que é retrátil, mas, esta é ramificada. A ramificação é do tipo dicotômica. Durante a eversão, que acontece de forma explosiva, ocorre uma divisão parecida com ramos. Cada ramificação é o resultado de uma evaginação  que causa um efeito impressionante, como se diversos vermes fossem cuspidos para fora do corpo.

Então,  esta coisa branca e estranha que o verme “cospe” é, provavelmente, sua probóscide (tromba), que normalmente seria usada para apreender e sugar o órgãos de suas presas. No vídeo, possivelmente, o animal se sentiu ameaçado e então ejetou sua tromba ramificada na mão da pessoa esperança de conseguir imobilizar o inimigo. No entanto, há a possibilidade desta coisa branca ser a secreção pegajosa neurotóxica também usada  como defesa e captura de alimento.

O vídeo …


Acesse nosso novo site! data-recalc-dims=

Novidades

Topo