Animais

Que máximo! Cartório de Roraima está emitindo “Certidão de Nascimento” para animais de estimação com o sobrenome do dono

O documento é um Registro de Guarda e funciona de fato como uma Certidão de Nascimento e agora, se você considera seu cachorro ou gato como membro da família poderá registrar isso.  A iniciativa partiu do Cartório do 1º Ofício, que passou a emitir um documento que reúne as características do animal e dados do dono, que está sendo chamado de Identipet.

A ação, que foi feita em parceria com a Yawara, uma associação de protetores de animais do Estado, terá utilidade na comprovação de guarda do animal, inclusive em casos de separação de casais que tem animais de estimação em comum. Também servirá para registrar perdas.


De acordo com o Estadão, o custo inicial é de R$ 34 e pode aumentar conforme a quantidade de informações que o dono do animal queira acrescentar – cor, vacinas, idade, sexo, cicatrizes, se tem manchas, se é castrado, entre outras. O melhor é que a cada registro, cinco reais serão direcionados para o trabalho da ONG, o que contribuirá para cuidados com animais de rua resgatados.

No Brasil, em 2013, já tínhamos 52 milhões de cachorros e 22 milhões de gatos, segundo dados de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O serviço de “certidão de nascimento” para animais também está disponível em alguns cartórios no Estado do Rio de Janeiro.

estadao

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Novidades

Topo