“Precisamos mesmo fazer cocô todos os dias?” Veja se isso é um problema e o que acontece com as pessoas que não defecam diariamente

Depois de explicarmos a opinião médica sobre a melhor hora de fazer cocô, achamos que é preciso que as pessoas saibam de uma vez por todas quantas vezes precisam ir ao banheiro. Todos os dias? Dias alternados? Várias vezes por dia? A verdade, é que nem todo mundo recebe o “chamado da natureza” para liberar seus dejetos como um reloginho. Enquanto alguns defecam naturalmente todos os dias, várias vezes ao dia, outros, já o fazem apenas 3 vezes por semana. Qual seria “o normal”?

De acordo com o coloproctologista Alexandre Fonoff, coordenador do Centro de Coloproctologia do Hospital Samaritano (São Paulo), a pessoa que defeca em uma faixa de frequência evacuatória de 3 vezes por dia até 1 vez a cada 3 dias, pode se considerar normal. Sim, é isso: a pessoa que vai todo dia e aquela que vai apenas três vezes por semana, pode ficar tranquilo.

Mas atenção: O especialista explica que esse padrão só é avaliado como normal quando tal ritmo já é constante e habitual para a pessoa. Assim, se uma pessoa evacua 3 vezes por dia desde sua infância e repentinamente, passa a evacuar 1 vez a cada três dias (ou vice-versa), é bom procurar um médico, pois há uma alteração do hábito intestinal e isso é motivo de preocupação.

Mas quem defeca menos, pode ter problemas?

Nosso corpo foi programado para armazenar excrementos por até uma semana ou mais. O que depende, obviamente, do organismo de cada um. No entanto, ficar uma semana sem fazer o número 2 não é exatamente uma coisa boa. Os especialistas explicam que quanto mais tempo as fezes ficam armazenadas no intestino, mais secas elas ficam, o que impede bastante o processo de eliminação, que além de incômodo se torna muito mais doloroso.

Manter o cocô por muito tempo também resultará em uma produção de gases muito maior. Com isso, tais gases sairão muito mais fedorentos do que o normal. Outros malefícios de não ir ao banheiro com regularidade, pode ser um desconforto abdominal constante, dores nas costas, inchaço e outros mais.

E, nunca, jamais adie a hora que o intestino chamar, por estar ocupado demais. Isso só te fará mal.

Fonte: mega / hsw / vix