Há quantos anos você dorme no mesmo colchão? Relacionamos 4 problemas de usar um colchão além da data de vencimento

Quando pensamos em doenças que podem afetar a nossa qualidade de vida, nunca levamos em consideração que a qualidade do colchão em que dormimos pode ter muita relação com alguns problemas de saúde que desenvolvemos. A maioria das pessoas acreditam que uma vez comprado um colchão pode ficar sossegado nos próximos 20 – 30 anos.

Muita gente não sabe, mas colchão tem prazo de validade e deve ser trocado no período correto. Em média, um colchão de boa qualidade deverá perder seu tempo de vida em 4 – 5 anos. Segundo o estudo realizado pela Kenko Colchões, mais de 80% das pessoas pesquisadas não lembravam a quanto tempo não trocavam de colchão, enquanto que as demais responderam que foi quando se casaram ou quando trocaram de casa. Daremos agora, 4 importantes motivos para você substituir seu colchão velho e cansado.

1- Crises alérgicas

Depois de uma vida aguentando você dormindo todos os dias sobre ele, o colchão velho já alcançou seu limite de sujeira. Depois de 5 anos, o prazo em que as substâncias antifúngicas e bactericidas adicionadas ao material vencem e a partir daí a higienização ficaria por sua conta, mas, vamos ser sinceros: poucas pessoas higienizam seus colchões adequadamente a cada ano.

O resultado é: acúmulo de células mortas, fluídos corporais (sim, senhores), cabelos, poeira, enfim, tudo que os ácaros, fungos e bactérias adoram para se reproduzir loucamente. As pessoas mais sensíveis a problemas como rinite e asma podem começar a passar por maus bocados se seu colchão passar dos 5 anos.

2- Problemas de coluna

A fadiga da espuma é o grande causador dos problemas de coluna. Um colchão velho pode causar a cifose (corcunda), lordose (arco lombar curvado) ou a escoliose (que entorta a estrutura da coluna). Assim, é indispensável prestar atenção na forma do seu colchão, já que eles se deterioram aos poucos e o corpo vai se adaptando ao novo molde. Essa posição irregular durante o sono pode resultar em problemas estruturais, que causam dores na coluna, mas que também podem irradiar para outras regiões ósseas e musculares.

Nestes casos as partes do corpo mais afetadas costumam ser as costas. Mal apoiada, a coluna pode pressionar a musculatura e a dor vem de carona. Além das doenças citadas, torcicolos, fadiga e outros problemas ósseos ou musculares podem surgir do uso de colchões inapropriados ou em más condições.

3- Crises de ansiedade

Por essa você não esperava: Dormir em um colchão vencido e consequentemente ruim para seu corpo pode desencadear crises de ansiedade. Da mesma maneira que os hormônios produzidos durante o sono são responsáveis por regular nosso sistema imune e o funcionamento do nosso sistema cardiovascular, eles também podem afetar diretamente o nosso funcionamento cerebral.

Por esse motivo, pessoas que dormem em colchão ruim estão mais propensas a desenvolver problemas de concentração e quadros de ansiedade, graças à atuação prejudicada dos hormônios relacionados com esses quadros psicológicos durante a noite.

4- Infestação de “Bed Bugs”

Colchões velhos, sujos, que nunca foram higienizados podem guardar mais uma surpresa: os Bed Bugs, pequenos percevejos conhecidos como “bicho dos colchões”. Eles são minúsculos e se escondem nas fendas do colchão. Muita gente levanta se coçando e com mordidinhas pelo corpo, e, naturalmente, culpam os mosquitos. Só que, nem sempre a culpa é deles. Nos hotéis, há até uma lei, em que exige uma dedetização anual dos colchões, mas, em casa? “Ninguém” o faz.

Os Bed Bugs, não são muito comuns em residências, sendo encontrados, normalmente, em hotéis. Mas, se o seu colchão está em um estado precário, eles certamente podem estar vivendo nele e mordendo você todas as noites!

sonoquality / folhavitoria