Estudo diz que mulheres devem parar de “chilique” durante a menstruação e soltam a bomba: a TPM não tem relação com mudanças de humor!

Atenção: Os estudos relatados aqui não são de responsabilidade do Diário de Biologia. O autor do texto está divulgando os trabalhos científicos de especialistas. Tais estudos, nem sempre condizem com a absoluta e definitiva verdade.

Até hoje o mundo feminino culpou a Tensão Pré-Menstrual pelas mudanças de humor ao longo do mês. Isso virou até um jargão e os homens aprenderam a respeitar o momento ao longo da “evolução masculina”. Mas agora, um estudo científico publicado pelo Frontiers in Behavioral Neuroscience, afirma que, em partes, essa relação não é existe.

Os pesquisadores analisaram supostos efeitos da menstruação diversos pontos como a concentração, a memória, o desempenho cognitivo e a capacidade de manipular múltiplas tarefas. E, de acordo com os pesquisadores, as alterações hormonais relacionadas à menstruação não apresentam qualquer relação real com o desempenho cognitivo. Ou seja, não é possível que o humor se altere durante o período menstrual.

O experimento contou com a medição de níveis de estrogênio, progesterona e testosterona em quatro estágios ao longo do ciclo menstrual de 88 mulheres ao longo de diversos ciclos. Mesmo que, em alguns casos os níveis hormonais realmente se alterassem em algum ciclo, nos outros estiveram normalizados. Isso levou a concluir que não há “associação consistente” entre os níveis hormonais de uma mulher e alterações cerebrais.

A discussão do estudo aponta que pesquisas prévias que relacionaram os ciclos menstruais e o funcionamento cognitivo podem ter mostrados resultados falsos-positivos pela metodologia inadequada. A maioria destes estudos sequer acompanhavam dois ou mais ciclos consecutivos das voluntárias.

vix
⚠️ ATENÇÃO  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher. ????