Se você tem problema cardíaco ou predisposição: estudo científico revela que passar a adoçar as coisas com mel natural reduz em 30% os riscos de infarto

Cientistas publicaram na Nature que após anos de experimentos, um açúcar natural encontrado no mel verdadeiro, prevenir ataques cardíacos. O açúcar, conhecido como trealose, ativa uma proteína que faz com que as células imunes removam a placa gordurosa das artérias. Os testes com ratos indicaram que uma dieta usando exclusivamente mel natural para adoçar os alimentos reduzirá a longo prazo em 30% os riscos de infarto.

Essa placa que cresce dentro das artérias é parte de uma condição conhecida como aterosclerose, uma doença inflamatória crônica caracterizada pela formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos. Os ateromas são placas, compostas especialmente por lípidos e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos. O volume dos ateromas aumenta progressivamente, podendo ocasionar obstrução total em algum ponto do vaso.

A trealose encontrada no mel é considerada como ativadora de uma proteína chamada TFEB, que faz com que os macrófagos (células imunes) desloquem a placa de gordura. Dr. Babak Razani, autor do estudo explicou que na aterosclerose, os macrófagos tentam corrigir danos à artéria, limpando a área, mas ficam sobrecarregados com a natureza inflamatória das placas.e originam fibroses no local. “A trealose não está apenas aumentando o processo de limpeza que já existe no corpo. Ela também faz novas células realizarem isso”, explica.

A recomendação é que o açúcar seja definitivamente substituído por mel natural, principalmente para aquelas pessoas que tem problemas cardíacos ou predisposição a eles.

Fonte: jornalciencia / dailymail