Pessoas em estado normal vivem em alucinações de felicidade. Quem enxerga o mundo real são as pessoas deprimidas, diz psicólogo

O nome usado pelos especialistas é “Realismo Depressivo”, uma condição que sugere que, em nosso estado normal, tendemos a operar sob delírios felizes que se afastam quando estamos deprimidos. A ideia sugere que as pessoas deprimidas não têm uma visão negativa do mundo. Elas, na verdade, podem realmente estar vendo o mundo como ele é.

De acordo com o National Institute of Mental Health, a depressão é uma das doenças mentais mais comuns. Afeta, só nos EUA mais de 16 milhões de pessoas. No entanto, isso significa que pelo menos 90% das pessoas estão usando uma espécie de “óculos cor de rosa”. É o que sugerem diversas pesquisas sobre o realismo depressivo.

O realismo depressivo é ainda considerado como uma hipótese sem fundamentos por muitos especialistas, mas não por todos. O professor diz Colin Feltham, emérito de estudos de aconselhamento crítico na Universidade Sheffield Hallam e autor do livro Realismo Depressivo , realizou uma série de estudos sobre o assunto e encontrou resultados variados. No entanto, ele defende essa teoria veemente.

Exemplo fácil

De acordo com o site Psicologia Adquirida, a principal premissa do realismo depressivo é que o deprimido percebe o mundo de forma realista, embora muitos indivíduos não-deprimidos vivam numa ilusão positiva. Por exemplo, se dois alunos receberem um “A” num teste fácil, o estudante não-deprimido pode “usar os óculos cor de rosa” aumentar as suas capacidades e acreditar que foi a sua inteligência que lhe rendeu uma boa nota.

Por outro lado, a pessoa deprimida iria reconhecer a simplicidade do teste que levou à sua boa nota e não quaisquer habilidades intelectuais incomuns. Essencialmente, de acordo com esta teoria, algumas pessoas felizes permanecem felizes porque são muito otimistas, outro tipo de pensamento errado.

tonic  / psicologiadquirida