Animais também sofrem de ansiedade e síndrome do pânico. A única coisa que acalma a crise de ansiedade desta cabra é… Usar uma fantasia de pato

Assim como nós, os animais também podem sofrer de transtorno de ansiedade e síndrome do pânico. Segundo o veterinário Ricardo Souza, da DrogaVET, a ansiedade acomete quase sempre animais de estimação. Isso porque, quando criados dentro de casa ou apartamento, têm mais contato com o dono e quando são deixados muitas horas sozinhos, acabam desenvolvendo o problema.

Os sintomas estão diretamente relacionados a espécie do animal atingido. No caso dos cães, por exemplo, os sintomas mais marcantes são roer cantos de parede, arranhar a porta quando o dono sai, lamber as patas até ferir e ainda urinar fora do local de costume ou em cima de objetos usados pelo dono.  Nos gatos, dois sintomas característicos do transtorno de ansiedade são a mania de arranhar objetos, como móveis e utensílios domésticos, e a apatia, quando o animal fica isolado em um canto sem comer ou beber água.

A cabra Polly e sua fantasia de pato

A cabra Polly foi adotada, após descobrirem que ela sofre de um grave caso de ansiedade. Além de ser cega e ter problemas neurológicos, ela está muito abaixo do peso.  Leanne Lauricella, a dona da cabra, sempre ficava muito angustiada quando Polly estava em crise. A coitadinha ficava freneticamente correndo de um lado para o outro e “chorava” se não conseguia encontrar a dona. E quando o desespero batia de verdade, ela tentava achar um canto da casa e começava a comer a parede.

Mas um dia, Leanne achou uma fantasia de pato comprada em uma loja de produtos infantis e resolveu vestir Polly com ela. Essa ideia era tudo que a cabra precisava para se sentir segura e confiante. Toda vez que está agitada, sua dona veste a fantasia e a cabra volta a ficar “zen e relaxada”. “Assim que eu coloco a fantasia nela, ela começa a se acalmar. Tem alguma coisa nessa fantasia de pato que a acalma. Ela entra em um transe. Fecha os olhos e fica completamente fora do ar”, disse  Leanne.

virgula  / extra