Seres humanos e neandertais fizeram sexo. Estudos indicam que os neandertais nos passaram uma doença sexualmente transmissível que nos atormenta até hoje!

Um novo artigo na revista Molecular Biology and Evolution, utilizando evidências genéticas revelou que os seres humanos (Homo sapiens) tiveram relações sexuais com neandertais há aproximadamente 60 mil anos. O resultado disso foram as indesejáveis verrugas genitais (HPV) que nos assombram até hoje.

As coisas aconteceram resumidamente assim: os ancestrais dos neandertais – os Denisovans –  saíram da África muito antes dos seres humanos, talvez centenas de milhares de anos antes. Quando deixaram a África, tanto os antepassados ​​ neandertais como nossos ancestrais humanos haviam sido expostos a um ancestral similar do vírus HPV. Como eles se separaram, os neandertais desenvolveram o antepassado do que é conhecido como HPV 16 a. Então, quando os seres humanos se aventuraram fora da África cerca de 60.000 anos atrás, eles encontraram Neandertais infectados com o HPV 16a pelo caminho. Eles fizeram sexo e, os seres humanos então adquiriram o HPV 16a.

Ao analisar as cepas de HPV em todo o mundo e os “textos” codificados no DNA, os pesquisadores puderam trabalhar informações ancestrais e rastrear a evolução do vírus. Uma vez que há um cronograma para a evolução do HPV, eles puderam compará-lo com a cronologia conhecida da evolução humana. E as duas histórias correspondem.

Mas, mesmo sabendo de tudo isso, não temos motivos para ter raiva deste encontro com os neandertais. Por causa desses encontros para “sexo casual” é possível que o ser humano tenha passado outras doenças para eles também. Inclusive, uma linha de estudo sugere que esse contato entre espécies foi o responsável pela extinção completa dos neandertais.

Fonte: vox
Imagens: neandertais