Comportamento

Proibido sangrar: Aldeia do Nepal expulsa mulheres durante a menstruação. “Não podemos tocar no gado, na plantação e nos homens” |vídeo

Proibido sangrar: Aldeia do Nepal expulsa mulheres durante a menstruação. “Não podemos tocar no gado, na plantação e nos homens” |vídeo
5 (100%) 1 vote

Se para nós a menstruação é um período normal onde as mulheres trabalham, cuidam da casa e até tem relações sexuais, em uma aldeia do Nepal isso seria gravemente condenado. Em um ritual chamado de “chhaupadi“, as mulheres menstruadas são obrigadas a deixar o calor do seu lar e de sala família e passam um período de reclusão até o sangramento termine.

Quando estão menstruadas, as mulheres vão para um lugar afastado construído especialmente para abrigar as mulheres da aldeia que estejam sangrando. O espaço chamado de “cabana Chhau” é um espaço minúsculo, sem qualquer conforto, onde as mulheres passam pelo menos 4 dias confinadas. É preciso se arrastar apara entrar no buraco.


O banheiro usado por todos fica a poucos metros, mas durante o sangramento, elas não podem usá-lo. Sair da cabana Chhau significa contaminar a aldeia com seu sangue venenoso. Então, todas as necessidades fisiológicas são feitas ao ar livre. Quando estão isoladas não podem cozinhar, comer alimentos nutritivos, beber ou banhar-se na fonte de água da vila. Os anciãos ensinam desde cedo que uma mulher menstruada não pode tocar em uma vaca, porque ela não dará mais leite e terá que ser sacrificada. Só com o fim do sangramento, elas podem voltar a suas casas, maridos, filhos e atividades na plantação.

Toda mulher  faz o ritual?

A princípio sim. Assim que menstruam as meninas são levadas pela mãe e ficam lá até que menstruação termine. No entanto, de maneira que vão crescendo e entendendo a situação, começam a questionar o chhaupadi. Laxmi, de 22 anos contou à BBC que um dia disse aos pais: “Eu não vou para o Chhau. Por que eu deveria ir? Vou ficar em casa. Posso até evitar contato com as pessoas, mas vou ficar em casa “. Segundo ela, o pai fiou verdadeiramente irritado a princípio, mas seus irmãos a apoiaram minha decisão.

Fonte: BBC
Imagens: BBC

Novidades

Topo