Nós fizemos as contas: quantos litros uma mulher menstrua durante toda a vida

“Às vezes tenho impressão que todo o meu sangue vai sair durante a menstruação, que sempre vem muito. Queria saber, ao longo da vida, quantos litros de sangue uma mulher perde neste período? ” (Ana Laura)

Ser mulher não é nada fácil…. Não se preocupe Ana Laura, seu sangue não irá se esgotar durante a menstruação. Algumas mulheres realmente têm um fluxo mais intenso que outras e isso costuma ser normal. Caso isso esteja incomodando, a melhor coisa a se fazer é consultar um ginecologista para um diagnóstico seguro. Mas vamos ao que interessa: quantos litros a mulher menstrua por toda a vida.

Bases para o cálculo

O período de duração normal da menstruação é de 2 a 8 dias. Acima de 8 dias é considerada menstruação longa e pode estar relacionada a doenças ou alterações hormonais. Assim, tomemos como base de cálculo a média – 5 dias de duração – como duração da menstruação da nossa “mulher- exemplo”.

De acordo com Dr. Frederico Corrêa, médico ginecologista do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, é muito difícil fazer esta medida exata. No entanto, a literatura médica considera normal um fluxo menstrual entre 35 mL e 80 mL. Tomemos a média – 57 mL de sangue –  como base para nosso cálculo.

A primeira menstruação da vida de uma mulher recebe o nome de menarca e curiosamente, ao longo dos últimos 150 anos, a idade da menarca tem vindo a baixar progressivamente.  Hoje, uma menina já fica mocinha entre os 10 e 14 anos de idade. Aos 15 anos, mais de 95% das meninas já terão tido a sua primeira menstruação, motivo pelo qual essa é a idade considerada limite para o surgimento da menarca.  Então com base nestes dados, vamos considerar para nossas contas, que a menarca acontece, na maioria das mulheres, aos 12 anos de idade.

Bônus: ao longo da vida, a mulher gasta em média 9620 absorventes!

Já a menopausa, segundo Dr. Edilson Ogeda, coordenador do Núcleo de Ginecologia do Hospital Samaritano de São Paulo, a falência ovariana na produção hormonal ocorre por volta dos 48 a 50 anos, na maioria dos casos. Tomemos a média: a mulher menstrua até os 49 anos de idade. Assim, ao longo da vida, a mulher ficará menstruada por 37 anos.

Por ano, uma mulher com ciclo normal de 28 dias, menstrua 13 vezes.

Agora já podemos calcular: 37 anos X 13 vezes por ano X 57 mL de sangue

Resultado: a mulher menstrua, em média, 27,5 litros de sangue durante toda a vida!

É claro que não levamos em conta, sangramentos extras, diminuição do fluxo menstrual devido ao uso de hormônios, gravidezes, etc. Mas, em média, é isso aí: 27 litros e meio.

Fonte: mdsaude / dicasdemulher / mdsaude
Imagens: verywell / mundomulheres