Comportamento

Cientistas determinaram quanto tempo você deve passar fazendo cocô: 12 segundos é mais do que suficiente

Até hoje você nunca precisou cronometrar o tempo que leva para eliminar o seu cocô de todo dia. Cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA garantem que se você for para o banheiro com o único propósito de evacuar, o prazo razoável para essa tarefa seria em média 12 segundos. Esse é o tempo que os mamíferos em geral, levam para eliminar suas fezes, desde de um rato até um elefante.

Segundo patrícia Yang, uma das autoras do estudo, evacuar o mais rápido possível é uma estratégia evolutiva, e seria muito útil para nós se ainda vivêssemos na vida selvagem. Isso porque, o cheiro que vem junto do produto final pode atrair predadores. Na natureza, permanecer por muito tempo na tarefa, pode dar margem a ser descoberto. É muita exposição.


O estudo que foi publicado no periódico Soft Matter, registrou, em vídeo, o tempo que os mamíferos levam para fazer cocô. Ao todo, 34 espécies dentre elas elefantes, javalis e pandas do zoológico de Atlanta, foram estudados. E as seguintes considerações curiosas foram tomadas:

  • O tamanho de cada pedaço de cocô corresponde a cerca de 5 vezes o diâmetro do reto do animal
  • Todos os mamíferos, não importa o tamanho, fazem a mesma pressão para expelir suas fezes. Ou seja, um elefante e um rato tem o mesmo esforço para defecar.

O elefante faz o mesmo esforço que um rato para fazer cocô.

Mas, o que isso tem a ver comigo e com você?

A ciência sempre tem um propósito, seja qual for o campo de pesquisa. Quando estamos em casa, no conforto do nosso banheiro limpo, aproveitamos para levar o celular, uma revista ou até um livro e por isso demoramos vários minutos para concluir uma tarefa que na verdade deveria durar apenas 12 segundos, em média. Afinal, somos mamíferos e devemos, portanto, seguir o padrão do nosso grupo.

Temos aquele hábito; “Vou para o banheiro agora esperar à vontade chegar”. Na realidade, o correto seria sentar-se no vaso já prontos para eliminar as fezes. Fazendo assim, 12 segundos seria mais que necessário, segundo o estudo!

Fonte:  super / newscientist
Artigo: Patricia J. Yang et. al
Imagens:  twitter /  newscientist

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.