Caroços no pescoço, axila e virilha: Corre para o médico! Pode ser linfoma

10835
Caroço no pescoço, axila e virilha, pode ser linfoma

O sistema linfático é uma grande rede complexa de vasos e órgãos conhecidos como linfonodos. Com isso, esse sistema é importante para sistema imunológico. É ele que colabora com glóbulos brancos para nossa proteção contra bactérias e vírus invasores. Um dos primeiros sintomas de linfoma são caroço no pescoço, axila e virilha. No entanto, nem sempre pode ser câncer, lógico.

O câncer linfático conhecido também como linfoma é uma doença que provoca o desenvolvimento excessivo de células de defesa do organismo conhecida como linfócitos. Essas células apresentam a função de defesa contra infecções como gripes e resfriados. Contudo, elas sofrem algum tipo de alteração e começam a se multiplicar rapidamente. Com isso, acumulam no organismo causando os tumores. Tais nódulos prejudicam o funcionamento do sistema linfático e de outros órgãos como o baço e o timo.

Caroços no pescoço, axila, virilha: principais sintomas

Os principais sintomas do linfoma são ínguas inchadas, caroços no pescoço, axila, abdômen e virilha. Há também febre constante, suor noturno, cansaço, coceira, perda de apetite, tosse, falta de ar e dor abdominal. Em geral, o diagnóstico sempre será realizado por um médico especialista. Assim, ele irá solicitar exames de sangue e biópsia do tecido para avaliar as células afetadas. Além disso, outros exames podem ser indicados, como raios-X e ressonância magnética.

O tratamento para este tipo de câncer varia bastante dependendo do paciente, porém é necessária uma avaliação médica para a recomendação correta do tratamento ou associação de vários tratamentos, como a quimioterapia, radioterapia ou os dois juntos. Existe também a imunoterapia que inclui vacinas e anticorpos para ajudar o organismo a combater as células cancerígenas.

Caroço no pescoço, axila e virilha, pode ser linfoma
Esse sistema é importante para sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para nossa proteção contra bactérias e vírus invasores.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), este tipo de câncer apresenta percentual de chances de cura em torno de 30% a 70%. O que depende, obviamente, da condição de cada paciente e outras doenças associadas. A saber, um linfoma muito comum é o linfoma de Hodgkin quando um linfócito, mais frequente o linfócito B, se transforma numa célula maligna e começa a crescer descontroladamente.

Leia também: Linha escura na unha, pode ser algo grave. Entenda os motivos

Chances de cura

As células malignas crescem principalmente nos linfonodos, mas podem se espalhar para outros tecidos. Assim, quando não são tratadas rapidamente poderão se espalhar para todo o corpo. De acordo com o INCA a estimativa para 2016 foram de 2.470 casos desse tipo de linfoma e em 2013 foram registrados 536 mortes.

Contudo, se for detectado precocemente a doença tem cura nos estágios 1 e 2 ou quando não apresentam fatores de risco. No estágio 1, apenas um grupo de ínguas são afetadas como baço, timo e amígdalas. No estágio 2, dois grupos de ínguas do mesmo lado do corpo são afetados. O mais importante é que o diagnóstico seja realizado precocemente e uma avaliação médica segura irá realizar todos os procedimentos necessários para começar o tratamento rapidamente para obtenção da cura.

Artigos: Laura F. et. al /