A verdade sobre os cães que andam como seres humanos. Não apoiem este tipo de tortura física e psicológica | vídeo dos treinamentos, imagens fortes

Cachorro, um quadrúpede, andando ereto como um humano, não é bonito, não é fofinho e ele não está fazendo isso porque quer! Sempre que surgem este tipo de viral fofo as pessoas logo se apaixonam e de certa forma criam uma redoma sobre sua paixão e deixam de pensar com bom senso, como deveriam.

Este cãozinho que tem o nome de Smol Bean é de propriedade de um chinês conhecido como Zhu, que vive na província de Sichuan, na China. Em todos os vídeos o cão parece muito animado por estar usando roupas e por andar em duas patas traseiras cerca de dois quilômetros sem descanso. Como o cãozinho se tornou viral no ocidente com milhões de visualizações as pessoas começaram a questionar o que estava acontecendo ali. Enquanto isso, muitas outras simplesmente aplaudem e acham lindo o comportamento atípico do cão.

O que há por trás dessa gracinha é doentio. Os cães sofrem maus tratos desde que nascem para andarem eretos e fazerem sucesso. O objetivo dos donos é ganhar dinheiro passeando com o cão nas ruas encantando os turistas. “Posso dar umas moedas para ajudar na alimentação? Ele é tão gracioso!”, diz uma mulher em um dos vídeos.

O que muita gente não sabe, é que existem canais secretos em sites de vídeo parecidos com o youtube em que os treinadores estão ensinando aos donos de cães como treiná-los a andar sobre as patas traseiras. O que é mostrado nesses vídeos tutoriais é muito violento. Além do treinamento à base de violência, a qual se submete o cão por toda sua breve vida, há ainda uma tortura psicológica em que o cão passa o tempo todo. Ele vive com medo de colocar as 4 patas no chão e ser punido com gritos e pancadas na cabeça.

A postura ereta sobre os dois pés, é uma das características essenciais do Homo sapiens. Somente os seres humanos possuem estrutura óssea, principalmente da coluna vertebral para suportar essa posição. De acordo com o veterinário Cláudio M. Ferreira, da Clínica WestPet, no Rio de Janeiro,  estes cães certamente sofrem muitas dores no final do dia. “Está havendo uma sobrecarga no esqueleto do animal e comprometimento da musculatura. Está tudo fora de prumo. Esta sobrecarga vai, obviamente, diminuir a expectativa de vida do animal. Além de tudo, no aspecto social é uma atitude monstruosa por parte do tutor do cão“, disse o especialista. Se seu cão insistir em andar nessa posição o tempo todo, desencoraje-o.

Os vídeos abaixo aparecem nesses tutoriais

Denuncie

Casos como esse de maltratar animais podem ser denunciados no Brasil. Os maus-tratos a animais é crime, segundo a Lei Federal 9.605/98, que trata dos Crimes Ambientais. As denúncias podem ser apresentadas na delegacia de polícia mais próxima, registrando-se um boletim de ocorrência (BO).

O denunciante também pode procurar a Promotoria de Justiça do Ambiente mais próxima. Os casos de maus-tratos ou abuso a animais pode ainda ser denunciado ligando para o Dique – através do número 181. Caso prefira, pode se manter anônimo.  É possível denunciar também ao órgão público competente do município, no setor que responde aos trabalhos de Vigilância Sanitária. [blastingnews]

Fonte: buzzfeed