Estudo com 15 mil homens e revela qual é o tamanho do genital considerado normal. Veja se você está dentro da “normalidade”

O tamanho do genital masculino é alvo de grande interesse para muitas pessoas. Algumas consideram ter o órgão grande um sinal de masculinidade, enquanto isso, outros homens acreditam que seu genital é muito pequeno para satisfazer as pessoas com quem estabelecem relações. Estas inseguranças acabam causando dor de cabeça em homens do mundo inteiro. Embora vestiários e filmes façam crer no oposto, o “documento” não varia mais do que outras medidas antropométricas, como o peso ou a altura.

Um estudo de 2015 finalmente nos deu a medida considerada “normal” para o genital masculino. A amostragem foi bem generosa e a compilação de dados de 17 estudos permitiram chegar às medidas de 15.521 homens de todas as partes do mundo. Dr. David Veale, autor principal da pesquisa, revelou que todas essas medidas são muito úteis para o aconselhamento de homens preocupados com suas proporções.  Os dados poderão ajudar os médicos a tranquilizar a grande maioria dos homens, para que saibam que o tamanho do seu órgão está dentro da faixa normal. Os dados também facilitarão os médicos em diagnóstico de doenças como macro e micropênis.

Em alguns casos, a preocupação dos homens em relação ao assunto é tão grande que configura quadros de transtorno dismórfico corporal, quando a pessoa tem uma percepção do próprio corpo diferente da realidade”, acrescentou Veale.

O estudo, que foi publicado no periódico BJUI International, especializado em medicina sexual, revelou as seguintes medidas:

  • O comprimento médio de um genital masculino flácido é de 9,16 centímetros e, esticado, 13,24 centímetros.
  • O tamanho médio do órgão ereto é 13,12 centímetros.
  • A circunferência média do pênis flácido é de 9,31 centímetros e ereto 11,66 centímetros.

No entanto, se você está fora dessas medidas, não há com o que se preocupar. Segundo o urologista Eduardo Bertero, Representante do departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia, por serem médias, os homens não precisam entrar em pânico caso não tenham exatamente essas medidas. Segundo ele, um pênis que ereto que alcance 10 centímetros de comprimento é considerado funcional. O chamado micropênis atinge menos que 7 centímetros.

Por curiosidade: tamanho por país (ereto)

  • Brasil => 15,7 centímetros
  • República Democrática do Congo, na África => 17,93 centímetros
  • Estados Unidos => 14,88 centímetros
  • Argentinos => 14,88 centímetros
  • Alemães = > 14,46 centímetros

Utilidade púbica: como medir

Fique de pé, com o órgão ereto. A medida deve ser feita sempre na parte de cima do genital, desde a sua base até a ponta da glande. Para verificar o perímetro (grossura), enrole uma fita métrica em 3 lugares: junto à base, no meio da haste peniana e logo antes do sulco entre a glande e o corpo do pênis. O perímetro será a média das 3 medidas.

Fonte: oglobo / super.abril
Artigo: David Veale et. al
Imagens: Reprodução/ultra / drpep