Donos obrigam gato a seguir dieta vegana e o animal entrou em choque. “A gente dava arroz, batata e macarrão. Ele nunca reclamou”, disse a dona.

A notícia não é nova. O fato aconteceu em 2013, mas serve de qualquer forma como um alerta para as pessoas que insistem em oferecer a dieta inadequada para seus animais. Um gatinho chamado Roger entrou em colapso e quase morreu depois que seus donos, que eram vegetarianos, o obrigaram a viver com uma dieta exclusivamente vegana.

O bichano era forçado a se alimentar de batatas, arroz e macarrão o que resultou em uma queda nutricional muito grande no organismo. O gatinho foi internado, tinha visão turva, corpo trêmulo e apatia. Depois de hidratado com soro, patê de carne foi oferecido e em 4 dias o animal foi liberado. Os donos prometeram aceitar a natureza carnívora do gato.

Este caso mostra como a desinformação pode causar sofrimento para os animais de estimação. Antes de ter um gato é preciso saber que eles são essencialmente carnívoros e precisam de 4 g de proteína/kg de peso, enquanto os cães precisam de 2,6 g. Nos bichanos, os níveis de glicose no sangue são mantidos pela ingestão de aminoácidos (proteínas) e gordura ao contrário de cães e dos seres humanos, que usam o carboidrato para realizar esta função.

O caso teve muita repercussão!

Então uma dieta vegana ou vegetariana pode matar os gatos?

A resposta é SIM. Segundo Dra. Laila Massad da portal Medicina Felina, existem alguns aminoácidos que, para os gatos, são considerados essenciais, como arginina, metionina e taurina, portanto devem estar presentes na dieta dos gatos. A vitamina A somente é encontrada em tecido animal, mas os humanos e os cães conseguem obter essa vitamina das plantas através de um precursor chamado beta-caroteno. Nos gatos essa conversão não ocorre e isso justifica sua dieta carnívora.

De acordo com o site Link Animal, as consequências de um consumo baixo de carne na dieta do gato podem ser terríveis.  Quando os gatos ficam sem vitamina A, podem ficar surdos ou desenvolver problemas na pele, nos ossos, no sistema intestinal e reprodutivo.  Sem a taurina, presente na carne, podem ficar cegos.  O gato é tão dependente de proteína animal que quando ele não tem uma quantidade suficiente em sua alimentação, os próprios músculos e órgãos do animal são consumidos para que haja o suprimento tais nutrientes.

Fontes: linkanimal / heraldsun/ medicinafelina
Imagens: snopes /