Comportamento

8 coisas que você usa todos os dias e estão causando manchas (melasma) na sua pele

8 coisas que você usa todos os dias e estão causando manchas (melasma) na sua pele
Esse texto foi útil para você?

O melasma é uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas acastanhadas na pele. É mais comum aparecer no rosto, mas pode também surgir nos braços e colo. Existem várias causas, como histórico de muita exposição solar, genética, fototipo de pele e hormônios. O melasma é causado por uma hiperprodução da melanina, proteína que dá a coloração da pele. “O organismo estimula o melanócito a produzir o pigmento. Essas células, quando estimuladas, não ‘desaprendem’ mais a produzir o pigmento. Por isso, os cuidados devem ser constantes e intensos”, explica a dermatologista Maria Oliete Guerra.

Infelizmente, o melasma não tem cura, porém, com tratamentos dermatológicos e hábitos mais saudáveis, poderá ser atenuado. Por isso, é imprescindível o uso constante do protetor solar, mesmo dentro de casa, em ambientes fechados e em dias nublados ou chuvosos.  Engana-se quem acha que só a exposição ao sol causa o melasma. Outras fontes de luz induzem a produção de melanina e também favorecem o surgimento das manchinhas. E, mais que isso: o calor pode desencadear o problema. Parece que tudo que é bom causa melasma na pele? Pois é mais ou menos isso e só tem uma forma de se proteger: filtro solar, filtro solar e filtro solar.


Relacionamos aqui oito objetos que você usa frequentemente em sua casa e que causam essas temidas manchas na pele.

Secador de cabelo:

Segundo especialista, um objeto, que praticamente toda mulher usa todos os dias e que provoca melasma é o secador de cabelo. O calor induz a produção melamina como forma de proteção da pele. Por isso, cuidado!

Fogão e forno:

O fogão e o forno é um dos vilões para causar manchas na pele. Isso acontece porque o calor ativa os melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina, substância que dá pigmentação à pele.

Ferro de passar roupa:

Seguindo o mesmo propósito, ao passar roupa o calor emitido pelo ferro de passar (com ou sem vapor) leva à vasodilatação, o que no momento pode deixar o rosto vermelho e, posteriormente, vão surgindo as manchas marrons.

Luminária e abajur:

Já a luminária e o abajur emitem radiação, como o sol, embora em um grau muito menor. A incidência constante da luz, ainda mais próximo da pele, pode causar manchas. Por isso é fundamental o uso constante de protetor solar, mesmo dentro de casa, em ambientes fechados.

Prancha (chapinha) para cabelo:

Assim como o secador, o calor do fogão e do ferro de passar, as pranchas para cabelo também aumentam a vasodilatação e com isso, induzem a produção de melanina. O resultado são as manchas escuras na pele.

Computador:

Oito horas de exposição à luz do computador equivale a 1 minuto e 20 segundos de exposição solar em um dia claro de verão. Parece pouco, mas se imaginarmos que pessoas passam horas e horas por dia durante anos trabalhando dentro de escritórios, essa quantidade pode significar estragos para a pele.

Celular:

A luz do celular é capaz de produzir radicais livres, que provocam alterações nas células, principalmente, nos melanócitos (células da pigmentação) e nos fibroblastos (produtores de colágeno).

Lâmpadas fluorescentes:

Lâmpadas fluorescentes descobertas podem causar Melasma, especialmente com regularidade, a exposição desprotegida. Por isso, se você as tem dentro de casa ou no trabalho, nunca deixe e usar filtro solar!

 

Fontes: gazetaonline / cosmopolitan / nannamais
Imagens: Reprodução/ donaresolve / dicasrecentes / belezaextraordinaria / arteefoto2014/ aaade

Comentários

Novidades

Topo