Sem sacrificar nenhum animal, empresa americana consegue produzir carne de frango e pato

Ao que parece estamos há um passo de descobrir uma forma de evitar o abate de animais para nossa alimentação. Os testes iniciais da Startup norte-americana Memphis Meats revelaram que é possível cultivar carnes em laboratório sem qualquer sacrifício animal.

O processo é extenso e complexo, mas basicamente consiste da retirada de células de animais com potencial de crescimento, que são cultivadas e multiplicadas com nutrientes e oxigênio. Em seguida, as células desenvolvem-se em tanques biorreatores e convertem-se em músculo. A carne, segundo a empresa, pode ser consumida depois de 9 a 21 dias.

Nosso objetivo é produzir carne de um jeito melhor, para que seja deliciosa, acessível e sustentável. Nós realmente acreditamos que este é um significante passo à frente para a humanidade na tecnologia e uma oportunidade de negócios incrível – para transformar uma indústria global gigante enquanto se contribui para resolver alguns dos problemas mais urgentes dos tempos atuais“, disse Uma Valeti, doutora, co-fundadora e CEO da Memphis Meats em comunicado à imprensa.

Apesar da fantástica descoberta, o processo é muito caro e ainda muito ousado. Segundo reportagem publicada no Wall Street Jornal, cada 450g de filé de frango obtido no processo custa cerca de 9 mil dólares para ser produzida. Ou seja, seriam necessários aproximadamente R$ 56 mil para conseguir um quilo de frango. Mesmo com processo para lá de oneroso, a startup anuncia a descoberta como uma vitória e garantem que poderão começar a comercializar o produto com preços competitivos no mercado em 2021.

Fonte: emais / zap