Animais

Estudo científico explica porque seu cachorro olha para você enquanto está fazendo cocô

Estas são umas das coisas que seu cãozinho faz sempre e que você nunca se perguntou a causa. Isso é supernormal. Em algumas raças, é comum que os cachorros olhem bem no fundo dos olhos de seus donos quando precisam fazer o número dois. Para tirar essa dúvida de uma vez por todas, etólogos – cientistas que estudam comportamento animal –fizeram desta situação um artigo científico onde estudaram as possíveis causas para a “encarada” na hora do cocô. Como conclusão eles mostraram algumas causas.

Segundo o artigo, que foi publicado no jornal científico Hormones and Behavior, foram medidas medirem as respostas psicológicas do animal durante esse momento de intimidade compartilhada. Ao que parece, o olhar mútuo produz uma reação fisiológica similar à que acontece entre uma mãe e seus filhos, ou seja, o cão acha realmente que você é a mãe dele. Madeline Friedman, especialista em comportamento animal, acredita que o cachorro está, na verdade, esperando por uma “recompensa” uma vez que, para eles, escolher um bom lugar para fazer cocô é uma tarefa que merece elogio do seu dono.

Uma terceira hipótese é a de que ele esteja em busca de confirmação. Algo do tipo: “Posso fazer isso aqui?“, seria a pergunta por trás do olhar característico. Durante o tempo de convivência com seu cão, certamente alguma vez aconteceu dele deixar um “presentinho” em algum lugar inapropriado e acabar sendo repreendido. Então, segundo os especialistas, é possível que ele não tenha esquecido tal episódio e esteja com medo de errar outra vez.

Causa evolutiva

No entanto, a hipótese que parece mais óbvia é a hipótese evolutiva. O olhar de seu cachorro para você pode ser uma herança do comportamento dos ancestrais dele (os lobos, no caso), que se sentiam desprotegidos nessa posição propícia ao número dois. Assim, olhando para você, que é uma autoridade para ele, o cachorro podem estar certificando de que estão seguros nesses momentos íntimos. “A sensação de estar indefeso é uma herança de seus ancestrais, os lobos, que ainda precisam se defender na natureza. Acredito que cachorros querem ter certeza de que estão protegidos enquanto estão nessa posição“, explicou a especialista.

Fontes: thedodo / revistagalileu / segredosdomundo
Artigo: Nagasawa M. et. al
Imagens: Reprodução/ tudosobrecachorros / naoacredito
Comentários

Novidades

Topo