Animais

Coelhos estão sendo oferecidos como presentes de páscoa. Veja porque essa prática deve ser evitada urgentemente!

Todo ano é assim: a páscoa se aproxima e as pessoas querem “incrementar” seu presente. Além do chocolate presenteiam seus entes queridos com coelhinhos fofinhos de verdade. “Ownn, que fofo! ”. De fofo não tem nada.

Muitas pessoas ficam encantadas em receber os coelhinhos como presente e acabam ficando com os animaizinhos por impulso, sem conhecer, entretanto, nada sobre os hábitos, comportamento e ambiente ideal para a sobrevivência básica do animal.


Antes de você aceitar ou pensar em dar coelhos de presente, é importante separar o fato da ficção. Estes bichinhos podem viver até 10 anos, precisam de alimentação adequada com ração controlada e feno ilimitado, muita higiene no ambiente, caso contrário podem adquirir parasitas ficando depressivos e, precisam, obviamente de algum espaço para brincar e explorar o ambiente. Além disso, precisam de vacinas e ter o pelo escovado diariamente. São bichinhos silvestres que não gostam de ficar colo, também não odeiam ser perseguidos. Se são incomodados podem morder e morder forte, pois tem os dentes bem afiados e esta é a sua única defesa.

Inacreditavelmente, a maioria das pessoas que são presenteadas com coelhos na páscoa acabam abandonando o animal quando percebem o quanto trabalhoso é o convívio. Ter um coelho, é muito mais atribulado do que ter um gatinho ou um cão. Os cães e gato defecam 2 vezes ao dia em média. Os coelhos liberam pelo menos 300 bolinhas de cocô no ambiente todos os dias.

Coelha abandonada tinha dificuldades para comer por conta dos dentes muito grandes.

Antes de presentear ou aceitar um coelho como presente, pense que você estará alimentando a indústria de comércio desses animais. Saiba que depois da Páscoa, aparecem montes para serem adotados… Quem estiver consciente dos cuidados e quiser adquirir mais de um animal, deve estar atento que todos devem ser castrados para evitar a procriação, nascimento descontrolado e abandono futuro. Castração de coelhinhos é só com veterinário especializado em silvestres e não existe a baixo custo!

Ensine seus filhos, netos, irmãos menores, sobrinhos, afilhados que é preciso ter respeito e responsabilidade com os seres vivos, e não a descartá-los como se fossem objetos. Infelizmente, não existe lar para todos e por isso, precisamos controlar a reprodução desenfreada.

Fonte: Só Uma Teoria / campanhafacebookcoelhosminirp /
Imagens: g1.globo /campanhafacebook

Acesse nosso novo site! data-recalc-dims=

Comentários

Novidades

Topo