Comportamento

A ciência confirmou: mulheres têm cérebro mais complexos e por isso precisam dormir mais que os homens





“Mas nós já sabíamos disso!”

Quando a mulher vai dormir ao mesmo tempo que o parceiro e o casal adormece e acorda no mesmo horário, parece que o homem está sempre mais disposto e alerta que a companheira. No fundo, as mulheres já acordam se achando mais cansadas que os companheiros, que o dia anterior foi mais puxado. Mas enfim, a ciência parece ter encontrado a razão real para este sono todo.


De acordo com o neurocientista especialista em sono Jim Horne, diretor do Sleep Research Center da Universidade de Loughborough, tem uma explicação específica sobre a importância do sono. Ele diz que os cérebros das mulheres são mais complexos e, por isso, exigem um descanso um pouco maior. Ele explica isso dizendo que mulheres com o sono perturbado, possuem um alto nível de sofrimento psicológico e maiores sentimentos de hostilidade, depressão e raiva.  O mesmo não acontecem com os homens.

Em seu livro Sleepfaring: A Journey Through The Science of Sleep, o professor Horne, descreve uma explicação específica sobre a importância de dormir. Ele argumenta que uma das principais funções do sono é permitir que o cérebro se recupere. Durante o sono profundo, o córtex – a parte do cérebro responsável pela memória do pensamento, a linguagem e assim por diante – se desativa dos sentidos e entra em modo de recuperação. Quanto mais usamos o cérebro durante o dia, mais ele precisará se recuperar e, consequentemente, mais sono você precisa. As mulheres tendem a manter uma rotina de multi-tarefas e assim usam muito mais seu cérebro do que os homens. Por causa disso, sua necessidade de sono é maior.

Os homens que possuem um trabalho complexo que envolve tomadas de decisões importantes e muito pensamento lateral também podem precisar de mais sono do que aqueles homens com tarefa braçal que não exige tanta complexidade. Mas, segundo o especialista, mesmo assim, as mulheres precisarão de dormir um pouquinho mais!

Isso acontece porque os cérebros das mulheres são conectados de maneira diferente dos homens e são mais complexos, então sua necessidade de sono sempre será um pouco maior. A média é de 20 minutos mais, mas depende da mulher, algumas podem precisar de um pouco mais ou menos do que isso.

No livro, o especialista deixa claro que a mulher precisa de mais que somente 8 horas de sono. Sim, sabemos que é altamente recomendável que um ser humano adulto durma pelo menos 8 horas, e 7 horas geralmente são suficientes, mas Horne explica que o cérebro das mulheres é ligado de forma diferente dos homens e são mais complexos, por isso a sua necessidade de sono será ligeiramente maior.

Mulheres: mostrem este texto para seus companheiros!

Fonte: healthyfoodhouse / davidwolfe
Imagens: Reprodução/072info / vix

 

Comentários

Novidades

Topo