Curiosidades

Os 4 fantásticos! Ingredientes que você tem em casa que podem salvar seu cabelo destruído pela química, piscina ou água do mar

Tinturas, alisamentos e escovas, quando feitos rotineiramente, danificam as madeixas. Como resultado, os fios perdem brilho, maciez e passam a apresentar um aspecto poroso. Esses hábitos fazem os fios perderem parte de sua proteção. Com as fibras de proteínas expostas, qualquer agressor externo faz estragos maiores e o intensifica a desidratação.

A maioria das mulheres gastam muito dinheiro com tratamentos caros dos salões de beleza e não sabem que dentro do seu armário tem ingredientes que podem salvar seu cabelo detonado por químicas frequentes. Selecionamos então os 4 fantásticos.

Vinagre de maçã

Sim, dá medo. O vinagre é a diluição de um ácido conhecido no meio químico como Ácido acético (CH3COOH). Tem aquele cheiro característico e pH baixo. Mas é um santo remédio para selagem dos fios de cabelo, fechando as cutículas e dando um brilho impecável até naqueles fios sofridos. Segundo especialistas, o vinagre de maçã possui propriedades que equilibram os fios, tratando e melhorando sua aparência. O uso deste ingrediente melhora a capacidade de absorção de umidade, revertendo a porosidade dos fios.

Toda química usada nos cabelos abre as cutículas deixando os fios opacos, quebradiços e sem vida. O vinagre tem um incrível poder selante, provocando o fechamento dessas cutículas e trazendo de volta o brilho e o aspecto saudável.

Como usar: Lave os cabelos normalmente com seu shampoo de preferência (se quiser potencializar, use um shampoo anti-resíduos), adicione a uma vasilha duas colheres de vinagre de maçã + duas colheres de máscara de hidratação que você tem no seu banheiro. Massageie os cabelos com essa mistura, evitando a raiz. Coloque uma touca plástica e aguarde de 25-30 minutos. Enxague bem para tirar qualquer resíduo da mistura. Seque como de costume!

Azeite extra virgem

Marcas renomadas de cosméticos incluem cada vez mais azeite de oliva como um elemento essencial em muitos de seus produtos. Desde a antiguidade, o azeite tem sido utilizado no tratamento de cabelo como um condicionador e hidratante para os fios. O azeite também evita caspa e alivia coceira no couro cabeludo, e pode atrasar ou mesmo impedir a perda de cabelo, bloqueando os hormônios responsáveis pela contração do folículo piloso, o hormônio DHT.

A hidratação com azeite de oliva extra virgem possui todos os componentes benéficos para seu cabelo, incluindo ácidos graxos monoinsaturados e vitamina E, um antioxidante importante para o crescimento do cabelo. Muito conhecido por suas propriedades hidratantes e tonificantes. Uma hidratação com azeite de oliva é  excelente para ajudar a restaurar a sua umidade natural dos fios.

Mas, segundo especialistas no assunto, para tratar os cabelos com azeite, não serve qualquer um. É necessário que seja um azeite extraído a frio, pode ser de qualquer marca, sem mistura de outros óleos e com acidez entre 0,1 e 0,5%, mais que isso não é recomendado.

Como usar: Basta juntar 2 colheres de azeite de oliva + 2 colheres da sua máscara de hidratação preferida e proceder a hidratação conforme de costume, fazendo isso pelo menos duas vezes por mês deixará seus fios hidratados e brilhantes.

Mel de abelhas natural

O mel é um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos. Receitas da antiguidade,  já apontavam o mel como opção de tratamento de beleza e cuidados capilares.

Isso porque, o mel é um emoliente natural, o que significa que pode condicionar e suavizar os fios. É um conhecido antioxidante natural e juntamente com sua ação emoliente melhora a saúde dos folículos capilares, que são responsáveis pelo crescimento de cabelo. Os pesquisadores dizem que o uso adequado de mel no tratamento de cabelo pode despertar os folículos pilosos e impulsionar o crescimento do cabelo. Por ser um ingrediente riquíssimo em açucares, tem um poder umectante incrível impedindo a queda do cabelo e fortalecendo os folículos pilosos.

Como usar: Em uma tigela coloque 2 colheres de mel e 2 colheres de azeite de oliva extra-virgem (olha o azeite aí de novo!). Leve a mistura ao micro-ondas por 20 segundos. Com os cabelos úmidos lavados somente com shampoo, aplique a mistura massageando os cabelos. Coloque a touca plástica de deixa agir por 30 a 40 minutos. Passado o tempo, lave novamente com shampoo e finalize com seu condicionador preferido. Seque como de costume.

Óleo de coco natural

Muito fácil de achar em qualquer loja de produtos naturais ou supermercados, o óleo de coco é um aliado para vários problemas, não só nos cabelos, como também na pele. O óleo de coco é rico em vitamina E, K, ácidos graxos e outros nutrientes benéficos para a saúde dos fios. O uso desse produto já entrou na rotina e é geralmente é usado para fazer umectação dos cabelos. Mas você também pode incluí-lo em outros tratamentos capilares, como a hidratação. A combinação do óleo vegetal com a máscara será uma excelente fórmula para combater o ressecado, reduzir o frizz e controlar o volume dos fios.

Como usar: Adicione 1 colher de óleo para cada 2 de creme, divida o cabelo, e aplique enluvando mecha a mecha, deixar agir por alguns minutos (seu tempo de pausa de costume, ou tempo descrito na embalagem da máscara), depois basta enxaguar e pronto!

Fonte: wikipedia / segredosdemulher / cabelosderainha / cabelodivino / fiquediva
Imagens: Reprodução/ blog.e-glamou / teleoliva / camomilacuritiba / patricinhaesperta /atacadaomontebello
Comentários

Novidades

Topo