Médicos dizem que maus hábitos com a maquiagem podem causar terçol. Veja o que você está fazendo errado!

Em outro texto, já explicamos que o Terçol – ou “bonitinho dos olhos”- é uma infecção nas glândulas meibomianas localizadas na área dos cílios, que não surge de uma hora para outra. O problema pode surgir por invasão bacteriana ou então apenas por obstrução dessas glândulas. O quadro começa com uma pequena inflamação que também pode se tornar um processo infeccioso na região.

O “bonitinho” pode acontecer em qualquer sexo ou idade, mas sem dúvida, muitas mulheres estão desenvolvendo a doença sem se dar conta do que tem levado a isso. Especialistas garantem que em muitos casos, as mulheres têm adquirido o terçol por maus hábitos com a maquiagem. O lápis de olho e o delineador são sem dúvida os grandes vilões dessa questão. Este tipo de maquiagem está em contato direto com a região onde se alojam as glândulas meibomianas expondo a região a possíveis infecções bacterianas.

Mas, o que estou fazendo de errado?

Falta de proteção da maquiagem: Não adianta negar, a maioria das mulheres se maquiam no banheiro, a região da casa mais exposta a bactérias nocivas, como os coliformes fecais. E ainda pior, muitas mulheres não cuidam para manter seu material de maquiagem protegido. Os lápis precisam ser guardados protegidos quando não estão em uso e muitos, já são comprados na loja sem as tampinhas. Colocar o lápis (ou delineador) na pia ou no balcão do banheiro enquanto faz algum retoque e depois voltar a usar o material, estará expondo seus olhos a um risco de infecção bacteriana.

Dormir de maquiagem: chegar da balada e não tirar a maquiagem, quem nunca? Todo mundo já fez isso pelo menos uma vez na vida e muitas meninas fazem isso com maior frequência do que é permitido. Dormir com lápis e rímel poderá causar o ressecamento da maquiagem junto a região dos cílios e provocar o entupimento dos poros. Isso, obviamente irá nos levar para a outra causa do surgimento do terçol: a obstrução das glândulas meibomianas.

Assim, os lápis e delineadores, podem estar sendo a principal causa dos terçóis frequentes em algumas mulheres. Observe se você está deixando de seguir esses cuidados e se livre de vez do problema.

Assista ao nosso vídeo sobre como cuidar do terçol

Dica de oftalmologista

Muita gente não sabe, mas o shampoo de bebê Johnson neutro, pode salvar você das frequentes crises de terçol. Depois de retirar a maquiagem, use algumas gotas deste shampoo para fazer uma espuminha na ponta dos dedos. Em seguida, com os olhos fechados, massagear suavemente a espuma de sabão nas margens dos olhos por 30 segundos. O objetivo é limpar a base dos seus cílios sem irritar os olhos. Uma vez feito lave seu rosto retirando todos os resíduos do shampoo. Você raramente terá crises recorrentes de terçol.

Lembrando que, essa dica do shampoo pode ser aplicada a qualquer pessoa que esteja tendo terçol com frequência. Isso resolverá seu problema.

E atenção: tem que ser o shampoo Johnson tradicional amarelo, pois os de outras cores são mais diluídos e os de outras marcas, ardem os olhos.

Fonte: vix / indicedesaude/ belezaesaude
Imagens: Reprodução/ depoisdosquinze / vilamulher / eaibeleza