Estes famosos têm uma doença crônica incurável e lutam contra o preconceito

Lee conta que sua doença está controlada. A cantora nunca se deixou fotografar durante uma crise.

Celebridades de filmes, programas de TV’s e capas de revistas, na maioria das vezes exibem corpos perfeitos e saudáveis. Afinal, para muita gente, a vida dos famosos parece sempre boa, divertida e livre de complicações e chatices. O grande problema, no entanto, é que essas pessoas, mesmo ricas e famosas, são seres humanos como nós e muitos convivem com problemas de saúde e são fragilizadas por isso.

O que a socialite Kim Kardashian, a cantora Britney Spears, a atriz Cameron Diaz, a atriz  Ciena Rae Nelson, a cantora pop dos anos 80 Cyndi Lauper, a consultora de moda Stacy London do esquadrão da moda,  Le Ann Rimes, famosa cantora country norte-americano , Art Garfunkel, da dupla Simon & Garfunkel, a nadadora olímpica Dara Torres, a atriz do filme “Esquadrão Suicida” Jocelyn Delevingne têm em comum é uma doença de pele autoimune chamada psoríase. A psoríase, é uma doença de pele, não contagiosa.  Nos psoriásticos as células da epiderme se reproduzem em excesso, causando muitas lesões, que coçam e são doloridas. Não há cura, é uma doença crônica, o que significa que seus portadores precisam conviver com ela pelo resto da vida.

Em uma pessoa normal, a pele renova-se a cada 21 a 28 dias. A pele de um portador de psoríase se reproduz de maneira tão rápida que leva de 2 a 6 dias para completar todo o processo, por isso surgem as lesões na pele formadas por placas avermelhadas e/ou escamosas. Embora não seja a causa, fatores emocionais como stress e ansiedade agravam a doença. Há diversos tratamentos que amenizam os sintomas, no entanto, um psoriástico ainda não pode ser curado e muitos destes famosos assumem que se afastam dos holofotes quando estão em crise.

Veja como algumas dessas celebridades convivem com o problema.

Kim Kardashian

Uma das celebridades diagnosticadas com psoríase é Kim Kardashian, 35 anos, atriz, empresária, socialite, produtora, estilista e apresentadora norte-americana, e uma das personalidades mais bem pagas do país atualmente. Os sintomas da psoríase começaram a se manifestar em Kim recentemente, entretanto, a morena não se mostrou tão preocupada em esconder as lesões de pele, apesar de ter demonstrado apreensão em relação à pressão social que sofrerá daqui para frente.

Stacy London

Em programa de TV, Stacy contou emocionada como foi difícil aceitar a doença na adolescência.

A famosa “chiquérrima” consultora de moda e apresentadora do “What Not To Wear” (a versão americana do “Esquadrão da Moda”). Diagnosticada com psoríase aos quatro anos, Stacy já foi porta-voz da National Psoriasis Foundation. Quando tinha 11 anos, ela chegou a ter os longos cabelos cortados por conta da intensa descamação que seu couro cabeludo sofria. Já em 2013, a apresentadora lançou uma campanha chamada “Uncover Your Confidence”, um movimento com o objetivo de apoiar as pessoas que convivem com a doença por meio de pesquisas educacionais e conselhos de estilo para esconder as lesões sem estragar o “look”.

Britney Spears

A famosa cantora americana nunca revelou oficialmente que é portadora de psoríase, no entanto, a mídia, amigos e os fãs afirmam que Britney sofre da doença desde a adolescência. Diversas fotos da pop star que circulam na internet comprovam a presença das lesões de psoríase.

Cindy Lauper

Uma das maiores cantoras pop dos anos 80, Lauper descobriu que tinha psoríase, depois que procurou tratamento para estranhas escamas grossas no couro cabeludo. “Quando ‘aquilo’ começou a se espalhar pelo corpo ficava muito envergonhada e por muito tempo escondi de todos que me cercam, inclusive dos fãs., disse em uma entrevista.  Hoje, com 62 anos a cantora aderiu à várias causas em favor dos portadores de psoríase, como a campanha I’m PSO Ready e é porta voz da National Psoriasis Foundation.

Ciena Rae Nelson

A atriz contou que precisa me maquiar assim todos os dias para trabalhar.

A atriz norte-americana, comoveu a internet ao compartilhar em seu Instagram sua luta contra a psoríase, doença dermatológica crônica. A jovem estrela resolveu dividir uma foto sua sem maquiagem alguma, mostrando sua pele real com a vermelhidão e irritação típicos de sua condição. Ela escreveu na legenda: “A esquerda com maquiagem e como realmente é na direita. Tudo nas duas fotos é o que está aí, a única diferença é que, na foto da direita, aumentei a saturação e estrutura. A maioria olha para a pessoa da esquerda e não percebe as manchas aqui e ali, e não perceber o que realmente há por baixo…. Nem tudo é tão ruim quanto parece e, às vezes, é muito pior.”

Cameron Díaz

Cameron não assume a doença e esconde o problema com maquiagem.

A belíssima atriz e ex-modelo Cameron Diaz, já teve problemas sérios com a acne no passado onde passou por um tratamento altamente agressivo. E agora, há algum tempo foi diagnosticada com psoríase, segundo dizem diversas mídias. No entanto, a atriz nunca revelou oficialmente ser portadora da doença e tem evitado aparecer em público. Algumas imagens mostram lesões da doença sendo escondidas por maquiagem.

CariDee English

CariDee nunca teve problemas em mostrar as lesões. recentemente fez um ensaio quando estava no auge de uma crise.

A Top Model construiu uma carreira pela sua beleza, apesar de alguns dias não se sentir tão linda assim. Diagnosticada com psoríase quando criança, CariDee já teve surtos tão graves que ficou com 70% de seu corpo coberto pela psoríase. Em 2010, ela lançou fotos de si mesma antes e depois de uma crise de psoríase. “Eu pensei: ‘Como posso utilizar melhor esta crise para ajudar outras pessoas? Eu decidi que iria documentar-me totalmente exposta, com a esperança de que se uma menina ver, poderei dar-lhes esperança há algo de concreto lá fora, que pode ajudá-los. ”

Le Ann Rimes

Le Ann conta que sua doença está controlada. A cantora nunca se deixou fotografar durante uma crise.

Famosa cantora do country norte-americano, Le Ann luta contra a doença há 25 anos. A cantora já chegou a ter 80% do seu corpo tomado por lesões causadas pela psoríase, e durante anos escondeu a doença. Hoje, com a doença controlada, ela conta sua experiência para as pessoas e auxilia outros pacientes sempre dizendo que há esperança para quem segue os tratamentos. Quando a cantora está em crise, ela não se deixa fotografar.

Art Garfunkel

Famoso cantor e compositor da dupla Simon & Garfunkel, percorreu longas distâncias para tentar tratar sua psoríase. Anos atrás ele visitou o Mar Morto em Israel, numa tentativa de aliviar o mal-estar causado pela coceira. Ele comunicou aos fãs: “Eu tenho psoríase e flutuar na água do mar morto foi muito bom para minha pele. Eu não só achei o lugar bonito, mas é também terapêutico e eu recomendo àquelas pessoas que tem essa doença.”

Fontes: blogbemestar / clubedalulumakeup / everydayhealth / amigoscompsoriase /
Imagens: Reprodução/ ego.globo / blogbemestar / portalcruz / thedoctorstv/ glamour