Aspirina e ibuprofeno não melhoram a dor nas costas, diz estudo

Já é do costume de todos nós que uma dor nas costas pode ser resolvida com alguns comprimidos de aspirina ou ibuprofeno. Mas agora, uma nova pesquisa indica que, pode ser que tomar esses analgésicos seja tão bom quanto tomar um placebo de açúcar. Aliás, pode ser ainda pior! Aspirina e Ibuprofeno são anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs), e podem dobrar as chances de desenvolver sangramentos gastrointestinais e pode ser que aumentem bastante a possibilidade de adquirir problemas cardiovasculares.

Este estudo, feito no George Institute for Global Health da Australia, um grupo de pessoas tiveram pouca ou nenhuma melhora atribuída aos efeitos dos medicamentos. As 6.065 pessoas estudadas apresentaram 2,5 vezes mais chances de desenvolver problemas gastrointestinais, como úlceras e sangramentos.

A pesquisadora Manuela Ferreira, disse ao The Guardian que este estudo não está sugerindo que que não se deve usar nada para aliviar a dor, mas as pessoas que usam esses tipos de medicamentos precisam saber que os benefícios são pequenos, que os seus efeitos colaterais podem ser danosos, e que conversar com médicos sobre os benefícios de outros tratamentos pode valer a pena.

A especialista em medicina baseada em evidências Chris Del Mar disse que em 99,9% dos casos de dor aguda na coluna resolvem-se sozinhos, e os médicos sabem disso. No entanto,  as pessoas preferem recorrer aos remédios porque desejam uma solução rápida. Como a dor na coluna costuma se aliviar por si só, a melhora é sempre atribuída ao medicamento, como a Aspirina e o Ibuprofeno.

Para aquelas pessoas que sofrem com uma crise de dor, no entanto, descobrir agora que  drogas como aspirina e ibuprofeno não oferecem nenhuma solução pode ao menos ajudar a evitar riscos desnecessários.

Fonte: sciencealert / exame.abril
Artigo: Gustavo Machado et. al
Imagens: Reprodução/ wikihow / nursing / exame.abril