Você costuma notar manchas brancas na língua? Este pode ser um sintoma de doenças graves!

13993
Língua branca: Quais as doenças que causam mancha branca na língua?

Manchas brancas na língua pode ser uma questão  de higiene. No entanto, pode ser um sinal de doenças mais complexas. Desse modo, sendo doença ou não, é preciso entender as causas. Uma língua que dói ou descolorida é sinal de que alguma coisa não está bem e deve ser investigado imediatamente. Esses sintomas podem indicar: desde uma deficiência de vitaminas, como ferro ou biotina. Ao mesmo tempo, língua branca pode indicar uma doença mais grave como a AIDS ou câncer bucal. É necessário realizar uma análise clínica no consultório médico ou odontológico para ser analisado e dado o diagnóstico corretamente.

Língua branca pode ser saburra

Alguns problemas podem afetar a língua e deixarem ela esbranquiçada. O caso mais comum, por sinal, é a Saburra lingual, também conhecida como Biofilme lingual ou língua branca. Essa condição se dá pela placa bacteriana esbranquiçada que se forma na parte posterior da língua (fundo). Como resultado, essa placa pode ter a coloração amarelada ou amarronzada. Essa placa é formada quando há diminuição da produção de saliva, descamação epitelial da mucosa bucal acima dos limites normais que pode causar uma das coisas que todos detestam: o mau hálito.

Língua branca pode ser candidíase

Outra causa de a língua apresentar mancha branca é  infecção por fungos que se desenvolve dentro da boca chamada de Candidose oral ou candidíase oral. É muito comum em crianças e idosos que possuem o sistema imune debilitado ou deficiente ou quando há uso de antibióticos que matam as bactérias boas na boca que ajudam na proliferação dos fungos.

Língua branca pode ser leucoplasia

Já a Leucoplasia é uma condição com que as células da boca se desenvolvam excessivamente. Isso, leva ao surgimento de manchas brancas dentro da boca e na língua. Embora não seja grave por si só, essa condição pode ser um precursor do câncer bucal e por isso deve ser investigado.

Língua branca pode ser líquen

Há também uma doença inflamatória chamada de Líquen plano. É uma inflamação mucocutânea que atinge a pele, mucosas, ao mesmo tempo,  cabelos e unhas. É uma doença benigna, porém de longa duração e causa muito desconforto no paciente. Suas causas ainda são desconhecidas. Entretanto, há algumas especulações como: imunológicas, psicogênica, neurológica, infecciosa ou ainda causada por metais pesados como ouro e mercúrio. Os sintomas podem incluir: lesões na língua apresentando várias formas como bolhas, placas, papulosa e erosiva. Em todo caso, são dolorosas e estão localizadas nas laterais da língua, parte interna da bochecha e gengiva. Além disso, formam uma linha em forma de uma rede.

Portanto, todas essas condições podem deixar manchas brancas na superfície da língua e por isso devem ser diagnosticadas pelo médico ou dentista para que seja tratado da forma correta e eficaz, então procurar um especialista regularmente é necessário para evitar complicações, além de realizar uma boa higienização bucal todos os dias com uma escovação eficiente e uso de fio dental. A saúde da sua boca agradece!

Artigos: Bezerril et. al / Domingues Conceição et. al / Oliveira Moreira et. al