Estudo diz que pessoas bonitas demais sofrem de uma maldição!

Talvez você já tenha ouvido alguém dizer, ou até você mesmo já disse: “ Ah se eu fosse bonito assim…”. Isso porque é praticamente impossível para a maioria de nós imaginar que ser bonito demais pode ser algo negativo. No entanto, um estudo de uma dupla de psicólogas da Universidade da Carolina do Norte em Charlotte, nos Estados Unidos, realizou uma compilação de centenas de outros estudos sobre o assunto, e concluíram: A beleza traz maldições.

No primeiro momento, ser “lindo” é muito bom. As pessoas tendem a enxergarem que uma pessoa bonita traz muitas qualidades. Para a Psicologia, essa associação intuitiva explicaria o fenômeno coletivo da premissa de que “tudo o que é bonito é bom“. Há inclusive, uma grande quantidade de estudos que mostraram que alunos mais bonitos em escolas e universidades tendem a ser julgados por professores como os mais competentes e inteligentes. Ser bonito também pode ajudar financeiramente, pois, de acordo com um estudo de um curso de MBA dos Estados Unidos, a diferença entre os salários dos mais bonitos e dos menos atraentes do grupo variava de 10% a 15% – o que significa um acúmulo (ou perda) de até US$ 230 mil ao longo da vida laboral.  Até nos tribunais, a beleza parece exercer seu fascínio. Réus mais bonitos têm mais chances de obter penas mais leves ou até serem absolvidos.

Mas nem tudo são flores

Apesar de a beleza ser algo favorável na maioria das circunstâncias, há situações em que ela ainda atrapalha. Um estudo revelou que se você é entrevistado para um emprego por alguém do mesmo sexo, corre mais risco de não ser considerado para a vaga se o recrutador achar que você é mais bonito do que ele.

Além disso, o estudo mostra que a beleza pode prejudicar a saúde: as doenças são encaradas com menos seriedade quando afetam mulheres e homens bonitos. Ao tratarem de pacientes com dores, por exemplo, os médicos tendem a descuidar das pessoas mais bonitas. Há ainda o efeito “bolha” que coloca as pessoas muito bonitas em um espaço reservado. É o que acontece quando um homem vê uma mulher bonita demais e tem medo de se aproximar dela.

top-10-countries-with-most-handsome-men-in-the-world1

Um exemplo interessante disso foi a recente informação, divulgada pelo site de encontros britânico OKCupid, de que pessoas que aparecem lindas em seus perfis conseguem menos pretendentes do que aquelas cujas fotos apresentam algumas imperfeições, e, portanto, são menos intimidadoras.

Por isso, como você pode imaginar, ser bonito ajuda, mas não é um passaporte carimbado para a felicidade. As psicólogas enfatizam que as influências da beleza são superficiais e não estão arraigadas em nossa biologia, como alguns cientistas já sugeriram.

Fonte: BBC
Artigo: Physical Attractiveness and Social Status
Imagens: Reprodução/ countrydetail /