Animais

Em artigo científico, cientistas dizem ter criado ratos saudáveis a partir de óvulos feitos em laboratório

Cientistas criaram ratos saudáveis a partir de óvulos desenvolvidos em laboratório, usando células da pele desses animais. Esse experimento é marcante, pois é a primeira vez que óvulos são produzidos totalmente fora de um rato. Pensando futuramente, a reprodução desse processo em seres humanos poderia servir para a produção de óvulos artificiais sem necessidade de implantar células imaturas em ovários para que haja o desenvolvimento. A pesquisa foi descrita em artigo na revista Nature.

Para realizar esse experimento os pesquisadores utilizaram células do rabo de um rato usaram a reprogramação para que células adultas fossem transformadas em células imaturas. Depois induziram essas células-tronco para se transformarem em óvulos. Dentre esses ovos nem todos foram saudáveis ou viáveis para pesquisa, mas os considerados bons foram usados para fertilização in vitro.


Quando os óvulos fertilizados foram implantados no útero de uma rata adulta, eles se desenvolveram em 26 filhotes saudáveis que conseguiram posteriormente se reproduzir. Futuramente esse estudo poderá dar esperança a casais que tratam a infertilidade, usando óvulos artificiais. Mas reconhecem que experimentos em humanos ainda levarão anos de pesquisa.

Muitos obstáculos têm de ser enfrentados até que isso aconteça. Alguns são técnicos, e outros envolvem segurança e questões éticas. Por exemplo, falhas nos óvulos artificiais poderiam ser transmitidas para gerações futuras.

_91975404_a452590f-ad84-4f35-80e3-516e511c229d

Óvulos artificiais de rato criados a partir de células-tronco embrionárias.

_91975405_200223b2-5079-477a-81b6-8b8b1ce62270

Ratos nascidos de óvulos artificiais conseguiram se reproduzir.

Fonte:  bbc
Imagens: Reprodução/ racismoambiental / bbc

Comentários

Novidades

Topo