Estudos e pesquisas

Descubra de uma vez por todas se carvão ativado realmente pode clarear os dentes

Dentes brancos: É verdade que o carvão ativado clareia os dentes

Descubra de uma vez por todas se carvão ativado realmente pode clarear os dentes
5 (100%) 1 vote

“Vi a matéria sobre bicarbonato de sódio. Gostaria de saber se carvão ativado ajuda a clarear os dentes? Se realmente deixa os dentes brancos, isso é verdade?.” (Luiz Henrique Vieira)

Oi Luiz Henrique, na internet existem diversas receitas que prometem deixar os dentes brancos ou remover o tártaro. Porém, essas receitas caseiras podem causar alguns problemas à saúde. Podem resolver momentaneamente, mas podem causar danos para o resto da vida.

De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia, as receitas caseiras que utilizam bicarbonato de sódio, carvão, morango, casca de banana, suco de limão e casca de laranja, entre outros, não tem a capacidade de clarear os dentes. E mais do que isso, elas contém substâncias corrosivas que são capazes de remover a camada mais superficial dos dentes.




No caso da limpeza com bicarbonato de sódio, o atrito com a superfície do dente até elimina as manchas externas, limpando essa superfície, mas não clareia. O bicarbonato enfraquece o esmalte do dente, tornando-o mais poroso, por ser uma substância abrasiva. A utilização do limão ou casca da laranja, com pH ácido, causa uma erosão no dente, provocando até reações de hipersensibilidade.

 

Sobre o carvão ativado

De acordo com cirurgião dentista Luiz Rodolfo, do site DicasOdonto o carvão ativado é um produto obtido através de queima controlada, possui baixo teor de oxigênio e na medicina é aplicado em casos de envenenamento por ingestão de substância tóxica. Mas isso não significa que tenha o poder mágico de clarear dentes amarelados.



O carvão não tem qualquer poder de clareamento dos dentes e ainda pode fazer mal. Ao usar o produto conforme recomendado por diversas blogueiras, há uma impressão de que os dentes estão sendo clareados porque a abrasividade do carvão faz micro arranhões no esmalte do dente. A longo prazo esses pequenos arranhões deixarão o dente susceptível a cáries, deixará os dentes fracos e quebradiços.

Então, a resposta é: NÃO, o carvão não clareia os dentes e ainda pode fazer muito mal a eles.

Fonte: abo / dicasodonto



Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo