Comportamento

Aprenda a remover chupão no pescoço





Você passou uma noitada daquelas! Afinal, quem nunca? Acordou no dia seguinte com um (ou vários) chupão no pescoço. O Chupão é aquela marca ou uma mancha roxa temporária que fica na pele resultante de beijo, uma sucção ou de uma mordida forte o bastante para estourar os micro-vasos sanguíneos que irrigam a pele da região. Dependendo da pele e da pressão exercida na mesma, a marca pode permanecer visível de quatro a doze dias. Os chupões podem levar ao rompimento de vasos sanguíneos e, em casos mais raros, à formação de coágulos.

Na verdade, o chupão é, medicamente, semelhante a um hematoma. Portanto, ao empregar métodos comprovadamente eficazes para tratar hematomas e disfarçar a marca, será possível removê-lo.


Colocar compressa de gelo

gelo

A primeira medida que deve ser tomada por quem quer saber como curar um chupão, é colocar algo gelado em cima dele. O método mais conhecido é colocar pelo menos dois blocos de gelo em uma sacola plástica, amarrar e pôr em cima do machucado. O gelo diminuirá qualquer inflamação que tenha surgido no local. O gelo deverá ser aplicado pelo menos 3 vezes ao longo do dia por períodos de 20 minutos. Um cuidado bastante importante é não deixar que o gelo fique em contato direto com a pele, pois isso poderá causar alguma queimadura. Use sempre alguma sacola, pano ou algo que evite o contato.

Uma colher resfriada no freezer também pode funcionar muito bem!

Atenção na hora de dormir!

capturar

Na hora de dormir, tente deixar o local ferido erguido para cima. Assim como o gelo, isso implicará em uma diminuição da circulação na área.  Aliás sempre que puder (vendo TV ou descansando), mantenha o pescoço acima do nível do coração, utilize uma ou duas almofadas para ajudar. Isso fará com que a área não acumule sangue, ajudando-o a circular melhor. Agora, se as áreas forem da barriga ou coxas, é melhor nem tentar, porque além de serem quase impossíveis, vai ajudar praticamente nada.

Compressa quente no dia seguinte

quente

Já no outro dia, o indicado a se fazer é o oposto. Coloque uma compressa de água quente sobre o local machucado. O calor vai permitir que os vasos sanguíneos se expandam e o sangue volte a circular novamente de forma normal.

Quando fazemos a compressa fria, o inchaço e as dores diminuem, deixando apenas a marca. E para que essa saia logo, colocar uma compressa quente irá fazer com que os vasos sanguíneos, naquela região, dilatem, deixando que o sangue passe mais vezes, fazendo com que o machucado cicatrize rápido.

Pomadas específicas também ajudam

Pomadas como Hirudoid podem ser usadas para diminuir o hematoma, mas opções caseiras como chá de camomila gelado e pomada de arnica ou de babosa (Aloe vera) também são boas opções e podem ser facilmente encontradas em farmácias ou lojas de produtos naturais. Para usar deve-se seguir as orientações vindas nas bulas de cada medicamento.

Fonte: Chupão / doutissima / tuasaude
Imagens: Reprodução / portalbeleza / wikihow
Comentários

Novidades

Topo