Doenças

Estimativa sugere que um quarto da população mundial tem Tuberculose Latente e não sabe!

Estimativa sugere que um quarto da população mundial tem Tuberculose Latente e não sabe!
Esse texto foi útil para você?

A tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que na maioria dos casos, é contida pelo sistema imune e se torna latente, ou seja, a qualquer momento a doença pode surgir e se instalar nesse organismo, além disso, é uma fonte de transmissão para a infecção de outras pessoas. Na esfera global, a tuberculose é a principal causa de morte infecciosa com uma estimativa de 1,8 milhões de mortes em 2015.

Ao contrário de que muitos acreditam, das pessoas que são infectadas pela bactéria, apenas 10% delas manifestam a doença e o restante apenas adquirem a forma latente. É por isso que devido essa crescente infecção latente será necessário buscar alternativas eficazes para conter a bactéria e sua infecção. Um estudo publicado na revista médica PLoS Medicine reconstruiu a força da doença, ou seja, a chance de que um indivíduo possa se infectar com a bactéria, em 180 países. Foram analisadas pesquisas, testes e arquivos em grande parte até 1990 e após essa data foram utilizadas estimativas da Organização Mundial de Saúde sobre a prevalência de tuberculose.


Após a análise dos dados obtidos, aplicando uma tendência história da população mundial com o risco de infecções, foi descoberto que quase 1 quarto da população mundial tem uma infecção latente de tuberculose, ou seja, quase 1,7 bilhões de pessoas, onde mais de 80% dessas pessoas está concentrada na Ásia e África e onde estão os grupos etários mais velhos com a prevalência de infecção que aumenta com a idade, porém estima-se que 100 mil crianças já carregam uma infecção por tuberculose latente.

como-e-feito-o-tratamento-da-tuberculose-1-640-427

De acordo com a meta estabelecida pela OMS é que a tuberculose seja eliminada até 2035. Porém, o estudo fez uma estimativa de que se a tuberculose fosse contida hoje com o número atual de infecções latentes não seria possível atingir essa meta. Por isso, é necessária uma intervenção maior dos governos para conseguir novas ferramentas de diagnósticos com precisão para identificar os indivíduos com a tuberculose latente e que são susceptíveis para evoluir a doença, além de novas alternativas para realizar o tratamento de forma segura.

Com o crescente número de infecções com esta doença e todos esses dados abordados nestas pesquisas fica evidente de que serão necessárias mudanças drásticas para tentar conter a bactéria e sua manifestação na população mundial. Portanto, quanto mais cedo tomado alguma atitude nesse controle, melhor será para o desenvolvimento da população mundial e melhor qualidade de vida para a sociedade e menos gastos com o seu tratamento médico, pois com tantos números de mortes anualmente, fica claro que a tuberculose ainda é uma realidade que precisa ser investigada e tratada com urgência.

Fontes: iflscience / who / theconversation
Artigos: The Global Burden  / Diagnóstico e Tratamento / Diagnóstico e tratamento da
Imagens: Reprodução/cienciaparatodos / tuasaude

Comentários

Novidades

Topo