Curiosidades

Desordem cerebral transmitida por um príon mata em menos de um ano

Desordem cerebral transmitida por um príon mata em menos de um ano
Esse texto foi útil para você?

A doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) é uma Encefalopatia Espongiforme Transmissível que causa uma degeneração progressiva do sistema neurológico dos seres humanos, como desordem na locomoção, postura rígida, crises epiléticas e paralisia facial. Acontece entre um a dois casos a cada 1 milhão de habitantes mostrando uma leve prevalência nas mulheres e principalmente em pessoas idosas, apesar de ocorrer em todas as faixas etárias.

Essa doença foi descrita pela primeira vez em 1920 e foi transmitida a um chimpanzé para demonstrar que ela possui um agente infeccioso, por isso nos anos 80 foi encontrada uma proteína nos tecidos destes pacientes denominada de PrP (proteinase-resistent protein), também conhecida como Príon. Ou seja, o príon é uma partícula de proteína infectante que causa essa doença neurológica, não existe tratamento eficaz, sendo fatal para todos os pacientes.


Existem quatro formas desta doença, são elas: esporádica, 85% dos casos, familiar, 10% a 15% dos casos, iatrogênica e nova variante. Todas essas formas ocorrem mais frequentemente nas pessoas entre os 50 a 70 anos. Os primeiros sintomas são: fadiga, alteração do sono ou anorexia, amnésia, confusão mental ou alterações comportamentais. É interessante observar que a doença progride rapidamente levando a uma degeneração cognitiva (demência) e o surgimento de mioclonias (contração rápida e involuntária, geralmente, nas mãos e pés). A progressão da doença é bem rápida e o paciente pode ficar imóvel e sem nenhum tipo de expressão fácil ou muscular, ou seja, o paciente fica acinético e com isso o seu tempo médio de vida não chega a um ano.

dsc90463

A melhor maneira para o seu diagnóstico é por meio da análise histopatológica do tecido cerebral com coloração para imunohistoquímicas. Atualmente, a doença não tem cura e nem um tratamento efetivo contra a progressão da doença ou sua estabilidade, todavia é realizado tratamento paliativo contra os sintomas e como a doença é contagiosa é necessário evitar o transplante de tecidos infectados.

Site: portalsaude
Artigos: DOENÇA DE CREUTZFELDT-JAKOB... / Análise clínico-neuropatológica de nove casos
Imagens: Reprodução/ anatpat / academiamedica

Comentários

Novidades

Topo